Conheça os sinais de que seu filho pode ter meningite meningocócica

A doença se manifesta com sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de cabeça e rigidez no pescoço.

Criança diagnosticada com Meningite - @Reprodução

Um recente surto de meningite meningocócica, identificado na cidade de Maceió, intensificou as ações de enfrentamento à doença. As estratégias, que envolvem vacinação, rápido diagnóstico e quimioprofilaxia, têm como objetivo principal evitar a propagação da doença.

Entenda a doença

A meningite meningocócica é uma infecção bacteriana aguda que afeta as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pessoas de todas as idades podem ser afetadas. A doença se manifesta com sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de cabeça e rigidez no pescoço. Quando não tratada rapidamente, pode levar a complicações graves e até a morte.

No estado de Alagoas, até o momento, foram registrados 64 casos de meningite neste ano, dos quais 29 são do tipo meningocócica, sendo que 27 destes ocorreram em Maceió.


Estratégias de combate

Na última segunda-feira, representantes das Secretarias da Saúde do Estado de Alagoas (Sesau) e do Município de Maceió (SMS) reuniram-se, a convite do Ministério Público Federal, para discutir e apresentar medidas de contenção ao surto.

Vacina utilizada contra a Meningite – @Reprodução

Tratamento:

É vital que o diagnóstico seja feito rapidamente, pois o tratamento eficaz depende do início precoce. A terapia geralmente envolve antibióticos intravenosos, hospitalização e, às vezes, tratamentos adicionais para prevenir complicações.

É crucial que a população esteja informada e atenta aos sintomas, buscando ajuda médica rapidamente e aderindo às campanhas de vacinação para conter o avanço da doença.