Enchente aumenta riscos de várias doenças; entenda

Algumas doenças podem ser transmitidas por picadas de mosquitos, e outras podem ser contraídas pela exposição à lama e a água contaminada.

Ampola de remédios | © BR104

Ampola de remédios | © BR104

Após as águas da enchente baixarem, muitas pessoas retornam às suas casas para saber de fato o que foi perdido na catástrofe. Neste cenário, não é difícil encontrar moradores descalços andando pelo lamaçal que o rio deixou nas ruas.

O problema é que o perigo à saúde pode ser muito grande. As águas dos rios podem causar vários riscos à saúde da população, pois se você se expõe à lama, pode ter altas chances de sofrer uma contaminação.

Uma das doenças que pode ser contraída pelas pessoas que, neste momento, estão em contato com essa lama, ou até mesmo poças de água, é a Leptospirose.

Esta doença infecciosa é causada por uma bactéria que pode ser encontrada em fezes e urinas de animais contaminados, principalmente ratos. Com as chuvas, os alagamentos e, neste caso, a enchente, a probabilidade de algo estar contaminado é enorme.

Outro perigo, inclusive, pode ser considerado o mais comum e provável de acontecer: as doenças provocadas por protozoários, como, por exemplo, a Toxoplasmose e a Malária.

Das doenças mencionadas, uma que pode ser contraída com mais facilidade é a Malária, que é transmitida pela picada do mosquito Anopheles. Após as águas baixarem, é comum perceber que o número de mosquitos no local atingido pela enchente aumenta muito.

Além disso, outros riscos podem ameaçar a sua saúde neste momento de calamidade. Portanto, para você que teve ou conhece alguém que teve perda de bens e ainda está limpando sua casa, não descarte a possibilidade de ir a um médico e realizar exames.