publicidade
publicidade
Saúde Pública

Enchente aumenta riscos de várias doenças; entenda

Algumas doenças podem ser transmitidas por picadas de mosquitos, e outras podem ser contraídas pela exposição à lama e a água contaminada.

Publicado: | Atualizado em 05/07/2022 09:50


Ampola de remédios | © BR104
Ampola de remédios | © BR104

Após as águas da enchente baixarem, muitas pessoas retornam às suas casas para saber de fato o que foi perdido na catástrofe. Neste cenário, não é difícil encontrar moradores descalços andando pelo lamaçal que o rio deixou nas ruas.

O problema é que o perigo à saúde pode ser muito grande. As águas dos rios podem causar vários riscos à saúde da população, pois se você se expõe à lama, pode ter altas chances de sofrer uma contaminação.

Uma das doenças que pode ser contraída pelas pessoas que, neste momento, estão em contato com essa lama, ou até mesmo poças de água, é a Leptospirose.

Esta doença infecciosa é causada por uma bactéria que pode ser encontrada em fezes e urinas de animais contaminados, principalmente ratos. Com as chuvas, os alagamentos e, neste caso, a enchente, a probabilidade de algo estar contaminado é enorme.

Outro perigo, inclusive, pode ser considerado o mais comum e provável de acontecer: as doenças provocadas por protozoários, como, por exemplo, a Toxoplasmose e a Malária.

Das doenças mencionadas, uma que pode ser contraída com mais facilidade é a Malária, que é transmitida pela picada do mosquito Anopheles. Após as águas baixarem, é comum perceber que o número de mosquitos no local atingido pela enchente aumenta muito.

Além disso, outros riscos podem ameaçar a sua saúde neste momento de calamidade. Portanto, para você que teve ou conhece alguém que teve perda de bens e ainda está limpando sua casa, não descarte a possibilidade de ir a um médico e realizar exames.

veja também

Varíola dos macacos | © Reprodução
Saúde Pública
Varíola dos macacos: Sintomas, transmissão, vacinas e prevenção

Nesta matéria, você confere um breve resumo sobre a Varíola dos Macacos. A doença tem 90 casos confirmados em 12 países.


Sarampo | © Solidcolours
Saúde Pública
Casos suspeitos de Sarampo são registrados em alguns estados do Brasil

Após o Sarampo ser erradicado do Brasil, casos suspeitos registrados em diferentes estados voltam a preocupar a população brasileira.


Abril Azul mês da conscientização do Transtorno do Espectro Autista | © Reprodução
Saúde Pública
Abril Azul: Mês da conscientização do Transtorno do Espectro Autista

Abril Azul é marcado pelo mês da conscientização do Transtorno do Espectro Autista, mais conhecido como autismo.


Deltacron | © NIAID-RML/Handout
Saúde Pública
Deltacron: Entenda como surgiu a nova variante do coronavírus

Após casos confirmados pelo Ministério da Saúde, a nova variante do novo coronavírus gera questionamentos à população brasileira.


Mosquito da dengue | © Reprodução
Saúde Pública
Quais as principais complicações causadas pela dengue?

A dengue é uma doença causada pelo vírus conhecido como dengue vírus, transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti.