Política

Urgente! Justiça suspende eleição para governador “tampão” de Alagoas

Eleição estava marcada para às 10h da próxima segunda-feira (2/5). Cabe recurso da decisão.

Publicado: | Atualizado em 28/04/2022 08:31


Tribunal de Justiça de Alagoas — © Reprodução
Tribunal de Justiça de Alagoas — © Reprodução

A juíza da 8ª Vara Cível da Capital, Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso, suspendeu a eleição indireta para os cargos de governador “tampão” e vice, marcada para as 10h da próxima segunda-feira (2/5), pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Cabe recurso da decisão.

A disputa já conta com seis candidatos inscritos. São eles: os deputados estaduais Paulo Dantas (MDB), Davi Maia (União Brasil) e Cabo Bebeto (PL); o servidor público Flávio Henrique Catão Nogueira; o fisioterapeuta Antônio Pereira Chicuta; e o bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes.

Entretanto, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) ingressou com uma ação ordinária anulatória, questionando a maneira como a Assembleia Legislativa vai realizar a eleição indireta. No total, quatro pontos foram questionados na ação. Entre eles, está o que se diz respeito à unidivisibilidade da chapa.

A decisão saiu pouco depois do governador em exercício, desembargador Klever Loureiro, criticar a mesma ação. “O “mencionado pleito segue em consonância com os princípios constitucionais, razão pela qual a ação não colabora para a preservação do princípio da harmonia e da separação dos Poderes”, disse.

No último dia 2 de abril, o então chefe do Executivo, Renan Filho (MDB), renunciou ao cargo para concorrer ao Senado nas eleições de outubro, e Luciano Barbosa (MDB) deixou a vice-governadoria, quando foi eleito prefeito de Arapiraca em 2020.

Veja, abaixo, a decisão da juíza Esther Manso:

“Diante do exposto, concedo a tutela de urgência, inaudita altera pars, e determino a suspensão de todos os efeitos do edital de convocação das eleições indiretas para o preenchimento dos cargos de governador e vice-governador do Estado de Alagoas expedido pelo Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, e, por via de consequência, as eleições indiretas designadas para às 10h, do dia 02/05/2022. Intime-se o Estado de Alagoas, através de oficial de justiça, na pessoa de seu representante legal, para tomar ciência da decisão e providenciar o cumprimento da decisão ora proferida. Outrossim, intime-se o Presidente da Assembleia Legislativa Estadual, Deputado Marcelo Vitor, ou na de quem lhe faça as vezes, para tomar ciência da decisão e adotar o devido cumprimento, através de mandado urgente. Cite-se o Estado de Alagoas na pessoa de seu representante legal, ou na de quem lhe faça as vezes e da mesma forma o Presidente da Assembleia Legislativa Estadual, para, querendo, contestarem o feito no prazo legal. Após a apresentação da contestação, intime-se o Autor para fazer réplica, no prazo de 15 dias. Em seguida, vão os autos ao Ministério Público pelo prazo legal. Por fim, venham os autos conclusos para sentença. Intimem-se. Cumpra-se.”


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.


Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso — © Divulgação
Política
Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, desembarca em Maceió nesta terça-feira

Durante sua estada, Barroso almoçará com o governador Paulo Dantas


Presidente Lula | ©  Joédson Alves/ Agência Brasil
Política
TSE impõe multa de R$ 250 mil a Lula por conteúdo negativo contra Bolsonaro

A coligação alegou que o vídeo alcançou mais de 13 milhões de pessoas e focava exclusivamente em ataques à candidatura de Bolsonaro