Política

Presidente Lula e Arthur Lira se reúnem secretamente à noite na Esplanada e omitem encontro

A assessoria do presidente da Câmara negou que houvesse qualquer conversa marcada com Lula.

Publicado:


Arthur Lira e Lula | Foto: Reprodução
Arthur Lira e Lula | Foto: Reprodução

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram secretamente na noite desta quarta-feira (3/8) no Palácio da Alvorada. O encontro não estava registrado na agenda oficial de ambos e suas assessorias negaram inicialmente a realização da conversa.

Segundo informações de auxiliares de Lula, a reunião foi marcada momentos antes de acontecer e durou cerca de três horas, sendo realizada a sós entre os dois líderes políticos. Arthur Lira deixou a residência oficial do presidente da República após as 23h.

A equipe de articulação política do governo, que esperava que a reunião ocorresse na manhã de quinta-feira, também foi surpreendida pela decisão de realizá-la na noite anterior.

A assessoria do presidente da Câmara negou que houvesse qualquer conversa marcada com Lula. No entanto, a informação sobre a reunião foi divulgada pelo blog da jornalista Julia Dualibi, no G1, na noite desta quinta-feira. Mesmo após a divulgação, a assessoria de Lira manteve a negativa sobre o encontro.

Nesta sexta-feira (4/8), as assessorias de Lula e Lira reafirmaram que a reunião não ocorreu, embora informações dos auxiliares do presidente apontem o contrário.

O encontro entre Lula e Lira acontece em meio à decisão do governo de incorporar o Centrão ao ministério. O presidente já definiu que os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) assumirão pastas na Esplanada dos Ministérios, mas ainda não decidiu quais postos serão cedidos aos partidos.

O Planalto tem adotado uma estratégia de afastar Lira das negociações diretas sobre a nova configuração da Esplanada, optando por tratar do assunto com dirigentes e lideranças do PP e do Republicanos.

Em sua live semanal na última terça-feira, Lula deixou explícita a estratégia ao afirmar: “O Centrão não existe. O Centrão é um ajuntamento de uns partidos em determinadas situações. Eu não quero conversar com o Centrão como organização. Eu quero conversar com PP, Republicanos, PSD, União Brasil.”


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.