Política

Polícia Federal faz buscas na casa e gabinete de Carlos Bolsonaro

Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram realizados em locais diversos, incluindo Rio de Janeiro, Brasília, Formosa e Salvador.

Publicado:


Carlos Bolsonaro - @Reprodução
Carlos Bolsonaro - @Reprodução

A Polícia Federal (PF) está realizando uma investigação detalhada no âmbito da operação “Vigilância Aproximada”. O foco desta fase é apurar uma possível conexão entre o denominado “Gabinete do Ódio” e a chamada “Abin Paralela”, sob a gestão do ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência e deputado federal, Alexandre Ramagem.

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) surge como o principal alvo da operação da PF, que foi deflagrada nesta segunda-feira, 29. Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram realizados em locais diversos, incluindo Rio de Janeiro, Brasília, Formosa e Salvador.

Além do vereador, as investigações também se estenderam a dois assessores parlamentares e um policial federal. Esses indivíduos são suspeitos de atuar como intermediários na comunicação entre a Abin e o vereador.

Informações levantadas pela PF sugerem que relatórios paralelos da Abin podem ter sido elaborados a pedido de Carlos Bolsonaro. O objetivo seria utilizar esses documentos para lançar ataques contra adversários políticos, utilizando uma estrutura montada dentro do Palácio do Planalto, sem qualquer autorização judicial.

Um ponto de interesse particular para a PF são os relatórios que focaram em figuras como o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e a ex-deputada Joice Hasselmann. Após serem monitorados pela Abin, ambos se tornaram alvos de ataques virtuais, supostamente coordenados pelo “Gabinete do Ódio”.

Durante as investigações da operação “Vigilância Aproximada”, foi detectado também que ministros do STF, como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, foram alvos de campanhas de desinformação. De acordo com a PF, houve tentativas de associar esses magistrados a organizações criminosas.

A PF suspeita que o mesmo modus operandi tenha sido aplicado em ambos os casos: a Abin produzindo relatórios que, após serem repassados a Carlos Bolsonaro, resultavam em campanhas de difamação online.

A operação desta segunda-feira teve como objetivo aprofundar as investigações sobre o núcleo político envolvido, identificando os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas de forma ilegal pela Abin. A PF destaca que essas ações utilizavam técnicas de investigação típicas das polícias judiciárias, mas sem o devido controle judicial ou do Ministério Público.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no gabinete de Carlos Bolsonaro na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, em sua residência na capital fluminense e em Angra dos Reis, onde ele passou o final de semana.

Assuntos

Carlos Bolsonaro

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Gilsinho, Bruno Lopes, Roseane e Zé Alfredo - @Reprodução
Política
Roseane de Gilsinho anuncia pré-candidatura a vereadora por União dos Palmares

Esposa do ex-vereador Gilsinho Lopes, que serviu por três mandatos


Val do Calçamento - @Reprodução
Política
Val do Calçamento assumirá a vaga de Almir Belo, cassado pelo TSE

O presidente da Câmara de Vereadores, Nenzinha, ainda não se manifestou sobre quando empossará os novos vereadores.


Almiro Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente
Política
Urgente! TSE mantém elegibilidade de Almir, Sandro e Jailson

Por tanto, foi mantida a possibilidade de os vereadores concorreram nas eleições de 2024.


Almir Belo - @Reprodução
Política
Almir, o pior vice possível

Almir Belo foi condenado no TSE por fraude à cota de gênero


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
Por 5×2 votos, TSE cassa o mandato de Almir Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente

Com isso, os votos do MDB serão anulados e, após a anulação dos votos, ocorrerá uma recontagem para determinar a distribuição das cadeiras.