publicade
Política

PEC de Alfredo Gaspar busca estabelecer lista tríplice na seleção do próximo PGR

A medida visa garantir mais autonomia aos membros do órgão e assegurar que a escolha técnica seja respeitada.

Publicado: | Atualizado em 09/03/2023 16:27


Alfredo Gaspar | © Reprodução
Alfredo Gaspar | © Reprodução

O deputado federal Alfredo Gaspar, representante do União Brasil pelo estado de Alagoas, propôs uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara dos Deputados para tornar obrigatória a lista tríplice no processo de escolha do próximo procurador-geral da República.

A medida visa garantir mais autonomia aos membros do órgão e assegurar que a escolha técnica seja respeitada, independentemente da decisão do presidente da República.

A proposta de Alfredo Gaspar segue a prática realizada desde 2001 pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que é realizar uma eleição para compor uma lista com os três nomes mais aptos para ocupar o cargo de procurador-geral.

“Assim como já ocorrem nas unidades federativas, propus uma emenda à Constituição para que o próximo procurador-geral da República seja escolhido a partir da votação da lista tríplice. Chega de presidente da República tirar da cartola nome que vá ser subserviente a suas vontades”, afirmou o deputado, autor da proposta.

O objetivo principal da PEC é garantir que o Ministério Público tenha autonomia e seja respeitado em suas funções institucionais. “O MPF merece sempre ter um dirigente à altura das suas obrigações e funções institucionais”, destacou Alfredo Gaspar.

Para que a Proposta de Emenda à Constituição seja colocada em pauta na Câmara dos Deputados, é necessário que sejam recolhidas 171 assinaturas. A intenção é que a PEC seja votada e aprovada antes da escolha do próximo PGR, que deve acontecer em setembro deste ano. O sucessor de Augusto Aras, atual procurador-geral da República, deve assumir o cargo ainda em setembro.


Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Vereador Elvinho - @BR104
Política
Elvinho quer remover tenda no Centro e preocupa donos de “churrasquinhos”

O requerimento gerou preocupação entre comerciantes que trabalham em calçadas no centro da cidade, especialmente na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros


Areski Freitas e Francelino Amaro - @BR104
Política
Justiça condena Francelino Amaro por calúnia contra Kil de Freitas; veja a pena

A decisão foi proferida pelo juiz Lisandro Suassuna de Oliveira no dia 16 de janeiro de 2025.


JHC e Renan Filho
Política
Renan Filho lidera no interior e JHC enfrenta queda na capital, aponta pesquisa

O cenário em outras regiões demonstra a força de Renan no interior


Política
Ministério Público investiga irregularidades na transição de governo em Joaquim Gomes, Alagoas

De acordo com o despacho assinado pela promotora de Justiça Andrea de Andrade Teixeira, o acervo de documentos e instalações municipais foi encontrado em condições precárias, com indícios de dilapidação.


Reunião com o novo comando do Solidariedade - @Reprodução
Política
Dr. Afrânio e Prof. João Vitor assumem comando do Solidariedade em União dos Palmares

O atual presidente, Leandro Carlos, precisará se afastar para cuidar da saúde.