“Não estou no Nordeste estou no Brasil”, diz Bolsonaro em evento na Bahia

O governador da Bahia disse que o evento se tornou um evento político-partidário e não compareceu à cerimônia

Não estou em Vitória da Conquista, não estou na Bahia, nem no Nordeste. Estou no Brasil, disse Jair Bolsonaro © Reprodução

Não estou em Vitória da Conquista, não estou na Bahia, nem no Nordeste. Estou no Brasil, disse Jair Bolsonaro © Reprodução

Política — Em cerimônia de inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no sudeste da Bahia, Jair Bolsonaro disse que ama o Nordeste. Essa é a segunda vez que Bolsonaro visita o Nordeste desde sua posse e a primeira após causar indignação por conta do termo pejorativo que ele usou ao se referir aos nordestinos.

Em uma conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni, Bolsonaro teria afirmado que “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pio é o do Maranhão”.

+ Rodrigo Cunha ‘ataca’ Bolsonaro em defesa dos nordestinos

Eu amo o Nordeste, afinal de contas, a minha filha tem em suas veias, sangue de cabra da peste. Cabra da peste de Crateús, o nosso estado aqui, mais pra cima, o nosso Ceará. Quem é nordestino aqui levanta o braço. Quem concorda com o presidente Jair Bolsonaro levanta o braço. Estamos juntos ou não estamos?“, declarou durante a cerimônia.

Não estou em Vitória da Conquista, não estou na Bahia, nem no Nordeste. Estou no Brasil. Não há divisão entre nós: [divisão por] sexo, raça, cor, religião ou região. Somos um só povo com um só objetivo: colocar esse grande país em um lugar de destaque que merece.

Governador da Bahia não participou da cerimônia 

Por outro lago o governador da Bahia, Rui Costa (PT), utilizou as redes sociais para anunciar que não estaria presente na cerimônia. De acordo com o governador, o motivo de sua ausência no evento seria porque a cerimônia teria se tornado um ato político-partidário, se referindo a presença do presidente Jair Bolsonaro no evento.

+ Damares Alves destaca avanços do Ministério da Mulher nos últimos 200 dias

Em seu comunicado gravado em um vídeo e publicado nas redes sociais, o governador da Bahia diz que a forma como a cerimônia será realizada, de uma certa forma exclui a participação do povo baiano da inauguração de um patrimônio público.

A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso“, disse ao explicar a decisão.

O aeroporto de Vitória da Conquista teve início as construções com recursos estaduais e federais no ano de 2014. Na época, quem estava como gestor do estado pelo segundo mandato foi o ex-governador Jaques Wagner.