Política

Maykon Beltrão comemora avanço na Seagri-AL em sete meses

O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas lista as principais conquistas realizadas em sua gestão.

Publicado: | Atualizado em 03/02/2022 15:58


Maycon Beltrão – © Assessoria
Maycon Beltrão – © Assessoria

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri-AL), Maykon Beltrão, vem se destacando com os seus trabalhos executados desde que assumiu as atividades da pasta. Projetos que estavam paralisados agora estão em andamento na gestão do secretário, o que garante mais benefício a milhares de alagoanos.

Beltrão reativou salas que estavam fechadas, adquiriu equipamentos e implementos, além de criar um espaço específico para que Associações e Cooperativas dos municípios alagoanos possam usufruir quando estiverem na capital alagoana. Na coordenação do secretário, vários benefícios para servidores e funcionários também são visíveis, assim como os colaboradores do setor interno e externo da Seagri-AL.

Entre as principais atividades realizadas pelo secretário frente à pasta, está a assistência e entrega de equipamentos, o que tem sido fruto de diálogo aberto com agricultores familiares, produtores e associações do estado. Além disso, Maykon Beltrão tem realizado a entrega de equipamentos com o intuito de garantir uma assistência técnica rápida e eficiente, contribuindo também para o fortalecimento da agricultura familiar, melhorando o trabalho dos colaboradores.

Veja outros exemplos de trabalhos que o secretário vem executando desde que assumiu a pasta na Seagri-AL.

Distribuição de Alevinos

Milhares de alevinos são distribuídos, semanalmente, em Alagoas. São Associações, Cooperativas e piscicultores nos municípios que recebem o peixe e fortalece, todavia, a cadeia produtiva que fomenta a renda dos criadores de cada região no Estado.

O programa visa incrementar a criação dos filhotes de peixes, em açudes privados ou comunitários, e aumentar a quantidade de beneficiários tanto na renda quanto na alimentação de qualidade.

A produção de peixes da Seagri-AL sai das unidades de Rio Largo e Piranhas e, em seguida, é distribuída para os 102 municípios alagoanos.

Planta Alagoas

Lançado em abril, o Programa Planta Alagoas é o carro-chefe da gestão do secretário Maykon Beltrão. O Governo do Estado investiu R$ 13 milhões para garantir o fornecimento de, aproximadamente, mil toneladas de milho, feijão, sorgo e arroz para 50 mil famílias de agricultores familiares, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas e indígenas.

Com o início das colheitas em todo o estado, o programa vem conquistando o resultado esperado e impulsionando a renda dos agricultores assistidos. O Planta Alagoas foi e continua sendo um marco na retomada da distribuição das sementes de qualidade aos alagoanos.

Programa do Leite

Uma das muitas evidências do trabalho sério e positivo do atual gestor da pasta da agricultura do Estado é a confirmação da continuidade e do crescimento do Programa do Leite (PAA Leite) em Alagoas.

Maykon Beltrão intensificou parcerias, através de encontros em Brasília, junto ao deputado federal Marx Beltrão e o Ministro da Cidadania, João Roma, que resultaram no aporte financeiro que garantiu a estabilidade da produção de leite em prol do fornecimento contínuo do alimento às famílias em status de vulnerabilidade social.

Semanalmente, quatro litros de leite são entregues a cada uma das famílias alagoanas inscritas. Nessa nova gestão, mais 20 mil beneficiários foram incluídos no programa, totalizando em 80 mil. Recentemente, o secretário Maykon Beltrão anunciou mais duas mil famílias beneficiárias no PAA Leite dentro do Programa Mesa Brasil.

MIPAs

O Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem (MIPAs) é um sistema de irrigação que, há algum tempo, existia apenas no papel. Mas, ao conhecer o projeto e as vantagens que o sistema vai proporcionar aos sertanejos alagoanos, o secretário Maykon Beltrão colocou em prática.

O MIPAs foi lançado, oficialmente, durante a 71ª edição da Expoagro Alagoas. Solenidade na qual o governador Renan Filho e representantes do setor agrícola compareceram.

A irrigação e o manejo agroecológico, por exemplo, vai garantir safras bem-sucedidas aos 200 agricultores familiares de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado, municípios do Alto Sertão.

O Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) concedeu o aporte financeiro para a realização do programa, beneficiando 26 comunidades rurais. Em outubro de 2022, o projeto estará apto para uso.

 

*Com Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereadores empossados - @BR104
Política
Nenzinha empossa os novos vereadores de União dos Palmares

A posse, comandada pelo presidente da casa, vereador Nenzinha, foi acompanhada da maioria dos parlamentares que participaram da sessão, além de familiares e correligionários.


Tribunal Regional Eleitoral | © TRE/AL
Política
Por que os vereadores de Porto Real do Colégio foram cassados

O relator destacou que mais da metade dos votos emitidos foi anulada devido a fraude à cota de gênero


Raphael Pedrosa, Val do Calçamento e Dona Mirian - @Reprodução
Política
O que muda com Raphael, Valdo e dona Mirian na Câmara?

Todos já são alinhados com o governo e estão bem posicionados desde sempre


Val do Calçamento, Raphael Pedroza e Dona Mirian - @Reprodução
Política
TSE reconhece Raphael Pedrosa, Val do Calçamento e Dona Mirian como vereadores eleitos

A posse deverá acontecer no gabinete do presidente da casa, vereador Nenzinha, a qualquer momento.


Lula e Paulo Dantas - @Reprodução
Política
Lula desembarca em Alagoas nesta quinta com R$ 500 milhões em investimentos

O governador Paulo Dantas destacou a importância do investimento para a região, especialmente em termos de empregabilidade e infraestrutura hídrica.