Ex-secretário de Cupira, Antonio Inácio, afirma que foi traído pelo prefeito Zé Maria

Segundo Inácio, o gestor o demitiu pelo fato de não apoiar o seu candidato a deputado federal, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho.

Da esquerda para direita: Antonio Inácio, Silvio Costa Filho e Zé Maria | © Reprodução

Da esquerda para direita: Antonio Inácio, Silvio Costa Filho e Zé Maria | © Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (07/10), o agora ex-secretário de governo da gestão do prefeito José Maria Leite de Macedo, Antonio Inácio, declarou no programa Sintonia Política da Nova Fm que foi traído. Segundo Inácio, Zé Maria (como é conhecido) o demitiu pelo fato de não apoiar o seu candidato a deputado federal, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM).

O Fato

Zé Maria deu um ultimato ao seu grupo político: quem não apoiasse os seus candidatos para 2022, estaria fora do seu governo. 30 de setembro era o último dia para que o então secretário fosse até a Rádio Agreste FM declarar apoio aos candidatos do gestor. No entanto, no dia 29 de setembro, o prefeito de Cupira demitiu seu aliado político por meio de carta, e não o recebeu em seu gabinete.

Antônio Inácio afirmou que Zé Maria não cumpriu o acordo político firmado entre eles e o deputado federal, Silvio Costa Filho (Republicanos). O acordo – que segundo o ex-secretário de governo ocorreu no gabinete do deputado em Recife – consistia em o prefeito liberar Inácio e seu grupo político para continuar apoiando o deputado Costa em Cupira. O ex-secretário mostrou uma foto do encontro.

Meses depois, o gestor de Cupira descumpriu o acordo, demitindo o secretário em 29 de setembro. O deputado Silvio Costa Filho participou por telefone da entrevista. Ele disse que sempre recebeu o prefeito Zé Maria de braços abertos em Brasília.

“Primeiramente, quero lamentar publicamente a ingratidão do prefeito Zé Maria, que até em uma rádio ele foi publicamente agradecer ao trabalho que a gente vem fazendo por Cupira […] No início do ano, ele me parabenizou […] Isso é muito ruim, porque fica claro que é uma ação eleitoral.”

Antonio Inácio ainda respondeu quando lhe foi perguntado se sentia-se traído: “Eu não só fui traído, como meu povo foi traído.” O ex-secretário ainda falou que por várias vezes conseguiu recursos para Cupira, mas que foram rejeitados por não serem dos candidatos de Zé Maria.

O exemplo mais emblemático foi a de uma ambulância que seria destinada a atender os PSF’s da cidade, recurso enviado pelo deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB). Entretanto, o prefeito não aceitou, pois a prefeitura não teria dinheiro para o combustível e nem para contratar um motorista.

Contexto

Antonio Inácio é irmão do ex-prefeito Zé Inácio. Foi vice-prefeito e é um dos lideres da família Inácio de Cupira. A família tem um trabalho de décadas prestado na política cupirense, sendo um dos grupos políticos mais fortes da região. Com isso, Zé Maria perde o apoio dos “Inácios” na continuidade do seu mandato. Para muitos interlocutores, as eleições 2022 será um atestado de aprovação ou reprovação para o mandato de continuidade de Zé Maria.

*Por Eugênio de Lima/BR104 PE