Política

Transporte escolar precário é tema de tenso debate na Câmara dos Deputados

Os parlamentáres críticam a precarização do serviço e não descartam uma CPI

Publicado: | Atualizado em 30/07/2019 00:17


Transporte escolar é tema de tenso debate na Câmara de Deputados — © Dicon
Transporte escolar é tema de tenso debate na Câmara de Deputados — © Dicon

Política — Parlamentares pertencente ao bloco de oposição ao governo Renan Filho (MDB), voltaram com críticas e cobranças na solução imediata nos serviços de transporte escolar que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vem oferecendo.

Segundo eles os problemas já vem acontecendo há bastante tempo, o que vem gerando protestos e deixando milhares de estudantes sem aulas na capital e no interior do estado. Com isso, o assunto deve ser discutido novamente na Assembleia Legislativa em uma audiência pública. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para que o tema seja discutido não está descartado.

+ Estudantes de Mundaú participam de atividades sobre Educação Alimentar

Segundo o deputado Bruno Toledo, do (Pro) relatou que a política pública no transporte escolar do atual governo vem gerando dor de cabeça desde o início da gestão e vem tentando criar soluções impossíveis, deixando grandes quantidades de alunos em risco.

O serviço é de péssima qualidade e soube de informações de que há atraso no pagamento aos transportadores em Atalaia também há mais de três meses. Alguns destes motoristas não querem mais fazer o transporte, por falta de manutenção e colocam os estudantes numa situação de prejuízo total, o tema não é novo e eu espero que o governo ache logo uma solução“, ponderou o deputado.

Além disso, ele relembrou o projeto de lei, de autoria do Executivo, que propõem o fim do serviço na capital. A matéria foi aprovada no Legislativo, mas chegou a ser vetada pelo próprio governo. Com isso, existe o fortalecimento de uma nova discussão em plenário de maneira mais contundente, sem que seja descartada a criação de uma CPI, que tem como objetivo investigar a situação mais profundamente.

+ Enade abre inscrições para estudantes graduados até agosto

Já o deputado David Maia, do (Democratas), lembrou que o tema já foi pauta de discussão em duas sessões na (ALE), e que existe uma proposta do deputado Francisco Tenório (PMN), para que seja convocada uma audiência pública para que o assunto seja discutido com a sociedade. Porém, a sessão especial ainda não tem data marcada.

Esta questão já deveria ter sido resolvida há muito tempo, principalmente em Maceió, que não há acordo com a prefeitura para o fornecimento do serviço. A situação chegou a um ponto insustentável, sendo necessária uma resposta imediata. Hoje, por exemplo, o Cepa não funcionou e o trânsito complicou. Em Palmeira dos Índios, até os estudantes se uniram aos transportadores para buscar melhorias“, destacou Maia.

Para o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esporte da ALE, deputado Marcelo Beltrão (MDB), receber um grupo de transportadores para poder entender o que realmente está acontecendo, seria algo viável. Mesmo assim, ele adiantou que essa burocracia não pode prejudicar os serviços, e considera essencial para que seja garantida a presença dos alunos nas escolas.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.