Ciro Gomes ataca Bolsonaro e pré-candidatos à presidência da República em 2022

Visando as próximas eleições presidenciáveis, além de Bolsonaro, estão na mira do ex-ministro: Luciano Huck, Moro e Lula

Ciro Gomes ataca Bolsonaro e pré-candidatos a presidência da República em 2022 — © Reprodução

Ciro Gomes ataca Bolsonaro e pré-candidatos a presidência da República em 2022 — © Reprodução

Política — Com pretensão em  se candidatar nas próximas eleições para Presidência da República, Ciro Gomes disparou algumas críticas ao governo de Jair Bolsonaro em uma entrevista para o Jornal Folha de São Paulo. No entanto, Bolsonaro não foi apenas o único alvo do ex-ministro que também utilizou seu espaço na entrevista para alfinetar o apresentador Luciano Huck.

Na ocasião, Ciro disse: “Acho que ele vai renunciar uma hora dessa“. Referindo-se a Jair Bolsonaro, acreditando em uma renúncia do presidente em seu primeiro ano de mandato, o que torna suas afirmações bastante desafiadoras. Para completar, ele disse que o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, era “corrupto”.

“Acho que ele renuncia uma hora dessa. Eu achava [que ele renunciaria] mais cedo, porque à fatal de investigação. […] Os filhos do Bolsonaro estão envolvidos em desvio de dinheiro público, cada um no seu gabinete, imitando a prática do velho pai, que é o Jair Bolsonaro, meu colega de Câmara. No mesmo corredor, eu era deputado e todo mundo sabia que o Bolsonaro tinha cinco a seis funcionários fantasmas que não pisavam lá, assinavam o recibo e botavam o dinheiro no bolso. E ele ensinou isso para os filhos”, afirma o ex-ministro.

+ Fernando Collor é alvo de operação ‘Arremate’ da Polícia Federal

Quando pareceu que Ciro Gomes direcionaria seus ataques apenas ao chefe de estado (Jair Bolsonaro), ele surpreende ao dizer que: “Lula está desmoralizando a justiça que resta no Brasil.” E logo após, mudou o foco para o apresentador global Luciano Huck, apontado também como pré-candidato à presidente da República nas próximas eleições.

Referindo-se ao apresentador, Ciro disse que ele  não passava de um “estagiário”, além de afirmar que ele não têm preparo para o cargo.

“Pelo amor de Deus, chega de mandar estagiário para Presidência da República. (…) Ele é um grande artista, maravilhoso, gente boa, é amigo pessoal… Mas, camarada, experiência anterior no setor público, na política? Nenhuma. Aí vamos entregar a Presidência da República no olho do furacão da pior crise socioeconômica da história do Brasil a um grande malabarista?”

A respeito do ex-presidente preso no prédio da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), no Paraná, ele disse: “O Lula só faz política 24 horas por dia e está desmoralizando a Justiça que resta no Brasil.

Sobre Sérgio Moro, não foi poupado palavras em direção ao ministro da Justiça ao dizer que: “Moro é um politiqueiro ambicioso, corrupto, porque aceitou uma promessa de vantagem que está escrito no Código Penal, que é a corrupção passiva. Ou não é corrupção passiva receber uma promessa, antes como juiz, que ia ser ministro do Supremo?”

Ciro Gomes finalizou sua entrevista dizendo que a desonestidade de Sérgio Moro “é uma mancha grave no Poder Judiciário brasileiro, além de ser muito despreparado. Sergio Moro é analfabeto funcional de matéria de direito”.