Política

Cicero Almeida caiu: Deputado federal teve o mandato cassado

O pedido de cassação foi feito relativo a ilícito eleitoral cometido em 2015

Publicado: | Atualizado em 26/12/2018 14:39


Deputado federal Cicero Almeida
Deputado federal Cicero Almeida

Em decisão tomada na sessão desta terça-feira (13) no julgamento de duas petições ajuizadas pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do deputado federal eleito por Alagoas em 2014, José Cícero Soares de Almeida (PHS-AL).

A decisão teve como fundamento principal a violação à proibição legal de desfiliação partidária sem justa causa.
O pedido de cassação foi feito pelo anterior partido de Almeida, PRTB, que é o partido do vice-presidente eleito, General Mourão, e também é um dos 14 partidos que não conseguiram alcançar a cláusula de barreira imposta pela Legislação Eleitoral.

Com isso, a legenda fica impedida de receber recursos do Fundo Partidário e sem direito a tempo de propaganda na televisão e rádio, o que deve obrigar o partido a se fundir com outros partidos pequenos.

O PRTB alegou ao TSE que, em 30 de setembro de 2015, que Almeida comunicou ao juiz eleitoral sua desfiliação da sigla, com posterior ingresso no Partido Social Democrático (PSD), sem apresentar motivo plausível para a troca de legenda.

Segundo o ministro do TSE, Jorge Mussi, que, na sessão desta terça-feira, apresentou voto-vista, as alegações apresentadas pela defesa do deputado federal não foram capazes de comprovar a justa causa para a desfiliação do PRTB.

O que diz a Legislação

De acordo com o artigo 22-A da Lei nº 9.9096/1995 (Lei dos Partidos Políticos), perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito (parágrafo acrescido pelo art. 3º da Lei nº 13.165/2015).

Ainda segundo a norma, consideram-se justa causa para a desfiliação partidária somente as seguintes hipóteses: mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação política pessoal; e mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.

Fonte: TSE


Comentários


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Arthur Lira e Rodrigo Pacheco | © Marcos Corrêa/PR
Política
PCC rastreou residências e elaborou estratégia para atacar Pacheco e Lira, afirma PF

O objetivo da facção era executar uma missão na capital federal, mas os relatórios não especificam a natureza dessa missão.


Francelino Amaro - @BR104
Política
Braskem fez doações para campanha de Francelino Amaro

O sindicalista ainda não se manifestou sobre o caso.



Arthur Lira | © Pedro Ladeira/Folhapress
Política
Arthur Lira comenta situação de Maceió durante evento em Dubai: “não podemos trazer esse tema para uma disputa política”

"O que não podemos é trazer este tema para uma disputa política local", diz Arthur Lira sobre o caso da Braskem em Maceió.


Lula | © Ricardo Stuckert
Política
Lula não participará da posse de Javier Milei na Argentina

Brasil será representado pelo Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por assessores do governo.