Audiência pública discute melhorias na segurança pública de União dos Palmares

Promovida pelo vereador Tita, audiência contou com a presença do comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM)

Audiência foi promovida pelo vereador Tita — © Alyson Santos/BR104

União dos Palmares — Na manhã dessa terça-feira (12), foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, com o objetivo de discutir a situação atual da segurança pública na cidade. A sessão foi solicitada e presidida pelo vereador Cícero Aureliano, Tita (PDT).

A audiência contou com a presença do representante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), do advogado e vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional União dos Palmares, Alexandre Lima, do presidente da Associação dos Mototaxistas, representante dos vigilantes, representantes de órgãos municipais, presidentes de Associações de Moradores e populares.

Na ocasião, foram propostas ações como a capacitação dos Guardas Municipais e dos vigilantes escolares; nomeação do ouvidor e corregedor da Guarda Municipal, dentre outros cargos que foram aprovados na Casa; concurso público para a Guarda e SMTT, além de fardamentos, viaturas e armas de fogo.

Um dos pontos mais citados durante a sessão foi sobre a desvalorização da Guarda Municipal, que segundo o vereador Tita, ‘mesmo sendo pequena, Branquinha tem toda estrutura necessária para os agentes trabalhar’. Ao se pronunciar, ele também pediu agilidade na implantação de câmeras de videomonitoramentos no município, projeto que já etá em andamento.

2º BPM esteve na audiência — © Alyson Santos/BR104

O comandante do 2º BPM, Tenente José Cláudio da Silva, enviou sugestões para a melhorias da segurança pública da cidade. Entre elas, ele destacou a divulgação do número do WhatsApp do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do batalhão, juntamente com o 181, grandes ferramentas de denúncias.

+ Deputado causa polêmica após comentar vídeo de professora comemorando Lula Livre

O calçamento e melhoria de iluminação de ruas de bairros periféricos; implementação de sistemas de monitoramento por câmeras de video; otimização do emprego da Guarda Municipal no Centro e região circunvizinhas; verificação de casas não ocupadas nos bairros periféricos; limpeza do brejo Canabrava; integração entre Estado e Município no combate à circulação de veículos sem placas; e campanha preventiva sobre drogas e violência nas escolas estaduais e municipais, foram outras sugestões.

“O problema da violência crescente e o temor generalizado da comunidade, reflexo da sensação de insegurança vivida em nossa cidade precisavam ser debatidos. O cidadão teve a oportunidade de se expressar em relação ao aumento da criminalidade e, principalmente, de participar da construção de uma agenda alternativa a ser implantada em relação aos mais diversos problemas da segurança no município”, disse Tita.

Audiência pública discute melhorias da segurança pública de União dos Palmares — © Alyson Santos/BR104

Audiência pública discute melhorias da segurança pública de União dos Palmares — © Alyson Santos/BR104

Audiência pública discute melhorias da segurança pública de União dos Palmares — © Alyson Santos/BR104

Audiência pública discute melhorias da segurança pública de União dos Palmares — © Alyson Santos/BR104