Política

Arthur Lira critica declaração de Haddad como “Inapropriada” sobre arcabouço

Para Haddad, Câmara dos Deputados não deve usar seu poder de forma prejudicial ao Senado e ao Executivo.

Publicado:


Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados | © Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados | © Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Enquanto o governo busca a aprovação do tão esperado arcabouço fiscal no Congresso Nacional, a contagem regressiva para a data limite de 31 de agosto para o envio do orçamento de 2024 se aproxima, gerando incertezas sobre o cenário econômico futuro.

A pressa do governo em garantir a aprovação do arcabouço fiscal tem sido evidente, porém, sucessivos adiamentos da votação na Câmara dos Deputados têm gerado especulações e preocupações. Auxiliares próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão agora considerando a possibilidade de que a aprovação do arcabouço fiscal seja adiada até o final do ano, afetando potencialmente as expectativas econômicas do país.

Caso essa previsão se concretize, o governo poderá enfrentar um dilema quanto ao envio do orçamento para o próximo ano. De acordo com a lei, o orçamento deve ser enviado ao Congresso até 31 de agosto, porém, se o arcabouço fiscal não for aprovado até essa data, o governo poderá ser forçado a enviar um orçamento sem as novas regras previstas no marco fiscal.

Nos bastidores, há uma avaliação política de que os agentes econômicos não culpariam o governo pelo atraso, mas sim colocariam a responsabilidade nos adiamentos e atrasos da votação, que, segundo a equipe de Lula, seriam influenciados por pressões e chantagens da “turma do Lira”, referindo-se ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou essa visão durante uma entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, ressaltando que a Câmara dos Deputados não deve usar seu poder de forma prejudicial ao Senado e ao Executivo. A tensão entre as instituições políticas parece se intensificar à medida que o prazo se aproxima.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.