Ação do STF pode zerar condenações de 143 réus da Lava Jato

O presidente do STF Dias Toffoli, marcou nova sessão para a próxima semana onde irá apresentar seu voto

Ação do STF pode zerar condenações de 143 réus da Lava Jato — © Nelson Junior

Ação do STF pode zerar condenações de 143 réus da Lava Jato — © Nelson Junior

Política — A decisão que o Supremo Tribunal de Justiça Federal (STF) tomou nessa quinta-feira (26), poderá beneficiar cerca de 143 réus da Operação Lava Jato. Seis dos 11 ministros votaram a favor de uma ação que poderá anular as condenações judiciais em meio a Lava Jato em todo país.

Para a maioria dos ministros que votaram a favor da decisão, os delatores é quem deve apresentar as delações finais, atendendo uma ordem que os colocam sempre a frente dos réus que não colaboraram com as investigações. desta forma, a nova regra da aos delatados a possibilidade de apresentar argumentações finais após os delatores.

+ Paulão participará de seminário sobre desenvolvimento econômico e social em União

O presidente da Corte, Dias Toffoli, remarcou a sessão para a próxima semana onde deve apresentar sua posição em relação ao assunto. No entanto, o ministro adiantou após a sessão que é a favor do que foi apresentado no plenário. Ainda assim, Toffoli disse que pretende apresentar uma proposta que determine a decisão aprovada na Corte.

De acordo com procuradores da Lava Jato, a decisão tomada pelo STF poderá anular aproximadamente sentenças que envolve cerca de réus na força-tarefa.

Por meio do Twitter, o procurador de justiça Deltan Dallagnol, mostrou preocupação com a nova decisão tomada pela maioria dos ministros no STF.

Por 5 anos, a equipe dedicou sua vida à Lava Jato. A sociedade foi às ruas para que ela fosse possível. Agora, resultados serão derrubados por uma regra nova aplicada para o passado, o que é injusto, contraproducente e frustrante”, tuitou o procurado da Lava Jato Deltan Dallagno.