Política

65 deputados assinam projeto de anistia que pode beneficiar Jair Bolsonaro

O projeto de lei tem entre os co-autores o deputado federal alagoano Alfredo Gaspar de Mendonça.

Publicado: | Atualizado em 03/07/2023 09:30


Plenário da Câmara dos Deputados — Foto: Adriano Machado/Reuters
Plenário da Câmara dos Deputados — Foto: Adriano Machado/Reuters

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) anunciou por meio de sua conta no Twitter que protocolou um projeto de lei na Câmara Federal que propõe a anistia a todos os condenados por crimes eleitorais, com efeito retroativo a partir de 2016. Caso seja aprovada, a medida irá beneficiar diversas personalidades, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos), ambos condenados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O projeto de lei já conta com 65 assinaturas, sendo um dos primeiros nomes a assinar o do deputado federal de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça. Além dele, outras figuras políticas como Delegado Caveira, General Pazuello, General Girão, Capitão Alden, Capitão Augusto e outros bolsonaristas, com e sem patente, também se colocaram como co-autores da proposta.

O autor do projeto é o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), que é conhecido por sua forte ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Esse projeto tem sido amplamente discutido, tanto por apoiadores quanto por críticos, sendo considerado por alguns como a “bala de prata” que Bolsonaro aguarda para garantir a anistia.

A proposta gerou polêmica e dividiu opiniões na Câmara Federal. Enquanto alguns parlamentares defendem que a anistia é uma forma de garantir a isenção política e promover a reconciliação, outros argumentam que a medida poderia abrir precedentes perigosos e enfraquecer a justiça eleitoral.

A tramitação do projeto seguirá os trâmites normais do legislativo, passando por comissões e, se aprovado, será levado à votação em plenário. A decisão final sobre a anistia aos condenados por crimes eleitorais desde 2016 ainda está em aberto e pode gerar debates acalorados entre os parlamentares nos próximos dias.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.