Policial

Polícia Civil não será mais responsável por presos após audiência de custódia

A partir de agora, os policiais civis não serão mais responsáveis pela custódia de presos em delegacias do estado.

Publicado: | Atualizado em 20/07/2023 14:41


Cela da Delegacia de Delmiro Gouveia – Foto:  Sindpol Alagoas
Cela da Delegacia de Delmiro Gouveia – Foto: Sindpol Alagoas

O delegado-geral Adjunto, Eduardo Mero, anunciou nesta quinta-feira (20/7) uma mudança histórica na área de segurança pública de Alagoas. A partir de agora, os policiais civis não serão mais responsáveis pela custódia de presos em delegacias do estado. Essa tarefa será assumida pela Polícia Penal, conforme explicou o delegado.

Essa medida vem com o intuito de solucionar um problema crônico que vinha afetando a segurança pública e também o atendimento à população nas delegacias. A permanência de presos nas instalações das delegacias criava um ambiente inapropriado para o atendimento de pessoas em busca de auxílio policial. A situação também prejudicava o trabalho da Polícia Civil, desviando recursos humanos de suas atividades principais de investigação.

“Dessa forma, a Segurança Pública ganha bastante porque os policiais civis que estavam em desvio de função, fazendo custódia de presos, serão remanejados para a atividade fim da Polícia Civil que é investigar”, disse.

O delegado ressaltou a importância da cooperação entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para implementar essa mudança tão necessária.

“Com esse novo modelo, temos absoluta convicção de que a Polícia Civil será capaz de produzir resultados ainda melhores em termos de elucidação de crimes e prisão de criminosos, o que aumentará significativamente a sensação de segurança na sociedade alagoana”, enfatizou Eduardo Mero.

A alteração será regulamentada por meio de uma portaria que será publicada em breve. O procedimento operacional seguirá da seguinte maneira: após a prisão efetuada pela Polícia Militar, o indivíduo será levado para a delegacia. Após 24 horas, ele passará por uma audiência de custódia e, se permanecer preso, a responsabilidade de levá-lo imediatamente para o presídio caberá à Polícia Penal.

Essa iniciativa é vista como uma mudança positiva para o sistema de segurança pública em Alagoas, aliviando a sobrecarga da Polícia Civil e permitindo que os policiais exerçam suas funções de investigação de forma mais efetiva, o que certamente terá um impacto positivo na redução da criminalidade e no aumento da sensação de segurança da população.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Mão de pessoa idosa | © Ilustração/Reprodução/Internet
Policial
Justiça condena genro que estuprava a sogra cadeirante de 78 anos em União dos Palmares

Os crimes começaram em 2018, quando o casal foi morar com a idosa.


Homem preso | © Ilustração
Policial
Pai que estuprou a filha durante 8 anos em União dos Palmares é condenado

O caso está sob segredo de justiça, e o nome do réu não foi divulgado para preservar a identidade da vítima.


Delegacia Regional de União dos Palmares - @BR104
Policial
PC prende homem por estupro de vulnerável em União dos Palmares

O mandado de prisão foi cumprido pela equipe da Delegacia Regional de União dos Palmares, a pedido da Vara Criminal local.


Batalhão do 2 BPM - @BR104
Policial
Troca de comando: Coronel Nilton Rocha deixa o 2° BPM

O Tenente Coronel Evandro Guimarães Bezerra, anteriormente no comando do 3º BPM em Arapiraca, assumirá o comando do 2º BPM em União dos Palmares


Operação da Policia Civil - @Reprodução
Policial
Operação da PC cumpre mandados de prisão em União e mais 11 municípios

Sob a coordenação do delegado regional Guilherme Iustem, dois indivíduos foram presos em União dos Palmares que estavam com mandados de prisão em aberto.