Boate Kiss: Tragédia inspira nova minissérie da Netflix

A Netflix vai mostrar a tragédia na Boate Kiss a partir de um outro ponto que os brasileiros ainda não conhecem.

Vítimas de tragédia na Boate Kiss

O incêndio na Boate Kiss, que vitimou 242 jovens e deixou mais de 600 feridos em 2013, na cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, será representado em uma minissérie de cinco episódios pela Netflix.

O Brasil amanheceu de luto no dia 28 de janeiro, quando os telejornais cobriram o acidente. A maioria das vítimas eram jovens com menos de 25 anos, que morreram asfixiados por causa da fumaça.

O novo projeto da Netflix vai contar a história a partir do olhar da jornalista Daniela Arbex, que escreveu um livro narrando como a tragédia aconteceu, com base em uma minuciosa pesquisa a partir de dados oficiais das investigações policiais. Ela vai auxiliar na trama como consultora de roteiro.

A minissérie sobre a tragédia da boate Kiss se chamará “Todo Dia a Mesma Noite” e começará a ser gravada em 2022. Ainda não há previsão de estreia, mas a expectativa é que ela chegue na plataforma até o fim do ano que vem.

Tragédia na Boate Kiss

As investigações concluíram que a tragédia que ocorreu na Boate Kiss se deu pelo fato de uma banda, que se apresentava no local, ter cometido a imprudência de usar um artefato pirotécnico – que só é permitido em espaços abertos e com bastante circulação de ar – em um local fechado.

Quando o incêndio começou dentro da boate e as pessoas começaram a correr para fora do prédio, testemunhas relataram que os seguranças fecharam as portas com correntes e cadeados, porque eles não sabiam o que estava ocorrendo lá dentro.

O lugar não tinha saídas de emergência liberadas, e algumas pessoas que estavam fora precisaram abrir buracos na parede com marretas, para tentar salvar as outras e ajudar a fumaça a sair.

O caso da Boate Kiss foi usado para promover uma revisão na legislação brasileira sobre fiscalização em locais de eventos, inclusive, bombeiros precisaram revistoriar espaços de eventos em todo o país, e muitos foram fechados ou multados, porque apresentavam riscos de acontecer o mesmo que aconteceu em Santa Maria.