Murici

Família Calheiros não consegue entregar Matadouro, rescinde contrato e fará nova licitação

Irmão de Renan Calheiros licitou a obra de mais de R$ 1,2 MI, 5 anos depois e ainda inacabada, primo de Renan Filho fará nova licitação.

Publicado: | Atualizado em 19/12/2018 15:13


Olavo Neto e Remi Calheiros (Imagem - Reprodução)
Olavo Neto e Remi Calheiros (Imagem - Reprodução)

Licitada ainda em 2013, a obra interminável do Matadouro Público Municipal na cidade de Murici, tem sido motivo de muitas críticas e polêmicas e agora tem um novo capítulo. O prefeito de Murici Olavo Calheiros Novais Neto(MDB), Filho do deputado estadual Olavo Calheiros(MDB), através do processo administrativo 3287/2018 rescindiu unilateralmente o contrato mantido com a empresa Makri

Construções LTDA, vencedora da Licitação e responsável até então pela obra.
A decisão de Olavo Neto(MDB) foi motivada, conforme o mesmo revela, levando em conta as informações lhes prestadas pelo secretário de infraestrutura do município e pelo parecer Jurídico do Procurador municipal.

Ao mesmo tempo, de acordo com o prefeito, também considerou-se o fato de que a empresa está em situação de inadimplência no que tange ás cláusulas do contrato e por esse motivo já foi devidamente notificada, entretanto, não deu nenhuma resposta até o momento.
Por essa razão, a prefeitura de Murici através de seu setor jurídico, resolveu aplicar sanção a Makri

Construções LTDA, impedindo-a temporariamente de participar em licitação e estabelecendo impedimento da mesma poder contratar com o município de Murici pelo prazo de 2 (dois) anos. Em entrevista ao BR104, o secretário municipal de infraestrutura, Anderson Moraes, afirmou que a prefeitura irá fazer uma nova licitação, no entanto, o secretário não revelou quanto de prejuízo financeiro isso trará ao pequeno município da Região da Mata de Alagoas.
Contradições em família

O prefeito que licitou a obra foi Remi Calheiros, tio do atual prefeito e igualmente tio do atual governador Renan Filho(MDB). Remi Calheiros, irmão do senador por Alagoas Renan Calheiros(MDB), chegou a fazer licitação para aquisição de equipamentos para funcionamento do Matadouro Frigorífico Municipal, isso ainda em 2015 conforme pregão eletrônico de número 5/2015, o que era uma demonstração de que pouco faltava para a conclusão da obra, o que não ocorreu.

Ao longo da construção do matadouro, o contrato 6/2013 sofreu alguns aditivos, fazendo com que a obra que começou sem previsão de conclusão, na própria placa de informações da obra não consta tal informação fundamental, se arrastasse até o ano de 2018 ainda sem condições para ser entregue ao uso.
A obra de construção do matadouro está orçada até o momento em R$ 1.166,210,78, valor motivo de mais críticas e polêmicas, uma vez que as edificações do prédio já erguido mas ainda inacabado, parece não justificar tanto dinheiro envolvido.

Os muricienses já esperam pela entrega deste matadouro desde 2010, ano da enchente que devastou a parte baixa da cidade, destruindo várias repartições públicas inclusive o prédio do antigo matadouro.
Desde então, os pequenos comerciantes que precisam abater seus animais tem, sofrido para continuar trabalhando e não são poucas as denúncias de abate irregular de animais.

Embora a cidade nos últimos 20 anos venha sendo administrada pela família Calheiros, hoje a família mais influente politicamente no cenário estadual e também com bastante influência no cenário nacional, os muricienses não tem visto muita vantagem com isso.
Poder político dos Calheiros

A última eleição consolidou o poder de influencia da família Calheiros em Alagoas, seja pelo fato de que a família saiu da eleição com um deputado estadual, Olavo Calheiros, um senador, Renan Calheiros e o governador do estado, Renan Filho, seja também pelo fato de que todos os opositores aceitaram ficar de fora da disputa, num reconhecimento da força política da já tradicional família de políticos.

Por outro lado, o Município de Murici, terra natal da família Calheiros, continua a esperar que este poder político dos Calheiros, resultem finalmente em benefícios concretos para os carentes cidadãos daquela cidade.

Assuntos

Murici

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Peneira do verdão para o Sub-20 | @ Divulgação
Murici
Murici FC realiza avaliação para a categoria Sub-20

A peneira do verdão acontece às 14h, no Estádio José Gomes da Costa, nesta segunda-feira (6/5) e terça-feira (7).


Programação dos 132 anos de Murici
Murici
Confira a programação em comemoração aos 132 anos de Murici

As atrações confirmadas contemplam o pagode, piseiro, forró e brega.


Estudantes de Murici que irão para o Chile | @ Reprodução
Murici
Chile é o próximo país a receber estudantes da Escola de Línguas de Murici

No dia 4 de maio, os 10 estudantes de língua espanhola da Escola de Línguas embarcam para o Chile, em uma imersão científico-cultural na cidade de Concepción


Iguinho e Lulinha
Murici
Fim de Tarde 360° acontece neste fim de semana em Murici; confira a programação

A atração principal - e a mais esperada - é a dupla musical Iguinho e Lulinha.


Encontro entre o prefeito Olavo Neto e o vice-prefeito Remi Filho com os dirigentes do Sinteal | @ Assessoria
Murici
Olavo Neto garante mais de 35% de reajuste salarial para os servidores da educação de Murici

A recomposição salarial foi fruto das negociações entre o prefeito Olavo e os representantes do Sinteal.