Mundo

Por 131 votos a 117, deputados argentinos aprovam legalização do aborto

Projeto de lei é favorável à interrupção legal da gravidez até a 14ª semana; proposta segue para o Senado.

Publicado: | Atualizado em 11/12/2020 14:55


Manifestantes favoráveis à legalização do aborto na Argentina — © Agustin Marcarian/Reuters
Manifestantes favoráveis à legalização do aborto na Argentina — © Agustin Marcarian/Reuters

Após mais de 20 horas de debates, a Câmara dos Deputados da Argentina aprovou nesta sexta-feira (11/12) um projeto de lei que legaliza o aborto no país. Agora, o texto ainda precisa passar pelo Senado argentino, que terá a palavra final. Caso seja aprovado, passa a ser lei.

Foram 131 votos a favor, 117 contra e 6 abstenções. O projeto tem apoio do presidente do país, Alberto Fernández, e permitirá o aborto até 14ª semana de gestação. Ao longo das discussões, manifestantes a favor e contra a proposta se aglomeraram nas ruas do lado de fora do Congresso.

“A vida começa na concepção e você tem que defendê-la. A Argentina já votou há dois anos e votou a favor da vida, a Argentina é um paraíso e vai mostrá-la de novo desta vez”, diz Cristina, de 37 anos, que segurava um cartaz com os dizeres: “Adote, não aborte”.

Grupos favoráveis ao projeto fizeram uma vigília que atravessou a madrugada. “Temos a mesma lei há 100 anos e as mulheres nunca paravam de abortar. O debate não é aborto sim ou aborto não, é aborto legal ou aborto clandestino. O Estado tem uma dívida histórica conosco e tem que saldá-la”, reclamava Marina, de 16 anos.

Desde 1921, o aborto na Argentina é crime punível com até 4 anos de prisão, exceto em caso de estupro ou risco de vida da mãe. Em 2018, um projeto semelhante passou pelos deputados, mas foi rejeitado no Senado. Naquela ocasião, a margem da aprovação foi menor que a desta sexta: foram 129 a favor e 125 contra.

Já havia amanhecido quando o resultado saiu, e as milhares de pessoas que aguardavam o fim da votação manifestaram suas reações. Abraços, pulos e choros foram visto pelas pessoas que estavam do lado “verde”, favorável à legalização. De “assassinos” chamavam as do lado “celeste”, contrárias à proposta.

Grupo menor também se reuniu em frente o Congresso argentino para protestar contra a legalização do aborto — © Natacha Pisarenko/AP

Grupo menor também se reuniu em frente o Congresso argentino para protestar contra a legalização do aborto — © Natacha Pisarenko/AP


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Paciente transplantado com rim de porco - @Reprodução
Mundo
Transplante de rim de porco: Primeiro paciente morre após 2 meses

O pioneiro do transplante de rim de porco, Rick Slayman, morre após cirurgia revolucionária. Leia sobre seu impacto na medicina.


Bernard Hill em Titanic e O Senhor dos Aneis - @Reprodução
Mundo
Bernard Hill, ator de “Titanic” e “O Senhor dos Anéis”, morre aos 79 anos

Além destes filmes, Bernard Hill teve participações notáveis em outros importantes filmes como "Gandhi" (1982), onde atuou ao lado de Ben Kingsley, "Shirley Valentine" (1989), e "O Escorpião Rei" (2002)


Homem feriu quatro pessoas e matou um adolescente com espada | @ Reprodução
Mundo
Homem que matou adolescente com espada em Londres tem cidadania brasileira

O caso aconteceu na última terça-feira (30/4); outras 4 pessoas ficaram feridas no ataque.


'Castelo do Harry Potter' é atingido por bombardeio russo em Odessa | @ AP
Mundo
‘Castelo do Harry Potter’ é destruído após ser alvo de mísseis russos

O edifício de estilo gótico recebia o apelido de 'Castelo do Harry Potter' por se assemelhar à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts retratada nos filmes. 


Rei Charles III | @ Samir Hussein
Mundo
Saúde do rei Charles III piora e detalhes do funeral são atualizados

De acordo com o site The Daily Beast, uma fonte próxima da família real britânica afirma que o monarca está pior do que deixam transparecer.