O Ministério das Relações Exteriores confirmou oficialmente no domingo, 8 de outubro, que três brasileiros estão desaparecidos em Israel após o início do conflito entre o país e o grupo Hamas. A informação foi divulgada pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, citando fontes do governo.
Os brasileiros estavam participando de um festival de música no distrito sul de Israel, a menos de 20 km da Faixa de Gaza, quando foram dados como desaparecidos. Um brasileiro, também envolvido no incidente, foi ferido, recebeu tratamento médico e já teve alta hospitalar.
O governo brasileiro informou que cerca de 500 brasileiros entraram em contato com a Embaixada do Brasil em Tel-Aviv desde o sábado (7). Esses contatos são tanto para solicitar repatriação e retorno ao Brasil quanto para obter informações sobre a situação.
O governo brasileiro anunciou que utilizará seis aviões para buscar os brasileiros na região do conflito e repatriá-los ao Brasil. As operações de repatriação estão programadas para começar nesta segunda-feira (9), e terça-feira (10). A lista dos primeiros resgatados deve ser finalizada até o final da manhã de hoje. A operação de resgate envolverá aeronaves com capacidade para 40 a 230 passageiros.
Além disso, médicos e psicólogos serão enviados para auxiliar no resgate dos brasileiros na região do conflito. As decolagens dos aeroportos em Tel-Aviv e outras localidades do Oriente Médio com os brasileiros resgatados estão planejadas para ocorrer à tarde, pelo horário local. O objetivo é evitar que os cidadãos façam deslocamentos terrestres durante a madrugada.