Dia da Caatinga: IMA de Alagoas celebra data com soltura de animais

As espécies foram levadas ao sertão do Estado após receberem cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Jiboia retorna para o semiárido — © Ascom IMA

Jiboia retorna para o semiárido — © Ascom IMA

Nesta quarta-feira (28/04), foi comemorado o Dia Nacional da Caatinga. Em Alagoas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) celebrou este bioma – exclusivamente brasileiro, que corresponde a 44% do território alagoano – com o retorno de 12 animais ao semiárido.

Antes de serem devolvidos ao seu habitat natural, eles receberam os cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), local com administração integrada entre o IMA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e foram soltos em uma Unidade de Conservação (UC).

Neste local, quatro galos de campina, quatro jabutis, duas jibóias e uma iguana vão ter condições para sobrevivência e reprodução, o que deveria ser a realidade de todas as espécies. Porém, a caça e a captura dos animais endêmicos do bioma ainda é um problema recorrente.

“Existem espécies que não se adaptam bem em áreas muito úmidas, a exemplo do jabuti. Se ele não receber a alimentação adequada e for criado em uma área que não tenha sol, o animal pode desenvolver uma série de problemas”, alerta Ana Cecília, veterinária do IMA alocada no Cetas.

A população pode ajudar na preservação da caatinga e no combate aos crimes ambientais, enviando denúncias pelo aplicativo IMA Denuncie. Em casos de flagrante de maus tratos ou animais de procedência ilegal, é recomendado ligar para o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) no número: (82) 3315-4325.

O cidadão também pode realizar a entrega voluntária dos animais. Para isso, não é necessário a identificação, e o interessado pode levar o animal até o Centro de Triagem de Animais Silvestres que fica localizado na Avenida Fernandes Lima, Nº 4023, no bairro do Farol, em Maceió.

*Com informações do IMA