publicidade
publicidade
Meio Ambiente

Dia da Caatinga: IMA de Alagoas celebra data com soltura de animais

As espécies foram levadas ao sertão do Estado após receberem cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Publicado:


Jiboia retorna para o semiárido — © Ascom IMA
Jiboia retorna para o semiárido — © Ascom IMA

Nesta quarta-feira (28/04), foi comemorado o Dia Nacional da Caatinga. Em Alagoas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) celebrou este bioma – exclusivamente brasileiro, que corresponde a 44% do território alagoano – com o retorno de 12 animais ao semiárido.

Antes de serem devolvidos ao seu habitat natural, eles receberam os cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), local com administração integrada entre o IMA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e foram soltos em uma Unidade de Conservação (UC).

Neste local, quatro galos de campina, quatro jabutis, duas jibóias e uma iguana vão ter condições para sobrevivência e reprodução, o que deveria ser a realidade de todas as espécies. Porém, a caça e a captura dos animais endêmicos do bioma ainda é um problema recorrente.

“Existem espécies que não se adaptam bem em áreas muito úmidas, a exemplo do jabuti. Se ele não receber a alimentação adequada e for criado em uma área que não tenha sol, o animal pode desenvolver uma série de problemas”, alerta Ana Cecília, veterinária do IMA alocada no Cetas.

A população pode ajudar na preservação da caatinga e no combate aos crimes ambientais, enviando denúncias pelo aplicativo IMA Denuncie. Em casos de flagrante de maus tratos ou animais de procedência ilegal, é recomendado ligar para o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) no número: (82) 3315-4325.

O cidadão também pode realizar a entrega voluntária dos animais. Para isso, não é necessário a identificação, e o interessado pode levar o animal até o Centro de Triagem de Animais Silvestres que fica localizado na Avenida Fernandes Lima, Nº 4023, no bairro do Farol, em Maceió.

*Com informações do IMA
veja também

Projeto
Meio Ambiente
Viveiro de mudas une educação ambiental e empreendedorismo em assentamento alagoano

A experiência une educação, preservação ambiental e empreendedorismo para jovens e crianças do assentamento Santa Cruz do Riachão, do município de Matriz de Camaragibe.


Alunos realizaram o plantio de mudas de espécies nativas da flora local | © PMAL
Meio Ambiente
Alunos de escola em Atalaia participam de atividades alusivas ao Dia da Árvore no BPA

Durante a ação, foram ministradas aulas sobre a fauna e a flora e foi promovido o plantio de mudas de árvores nativas.


Jornalista Genisete Lucena e Marcos Diniz, Técnico de Gerência de Fauna do IMA | © BR104
Meio Ambiente
Vídeo: Expedição do BR104 mostra impacto da devastação da Serra do Frios

O objetivo do documentário é apresentar o tamanho da devastação que tem sido feita no espaço ao longo dos anos, assim como as causas, e propor possíveis soluções para o problema.


Material apreendido durante operação conjunta em áreas de proteção ambiental — © Cortesia
Meio Ambiente
BPA apreende armas e pássaros silvestres durante ação conjunta em Alagoas

Seis pessoas foram presas por porte ou posse ilegal de arma de fogo. Ação ocorreu entre os dias 20 e 30 de dezembro de 2020, na APA de Murici.


Flagrante de civis armados só foi possível com suporte do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) — © Assessoria
Meio Ambiente
IMA resgata animais em operações conjuntas da Mata Atlântica à Caatinga

Cooperação com Ibama, ICMBio e BPA resultou no atendimento de 19 cidades no interior de Alagoas.