Maceió

Prefeito JHC entrega unidade de saúde que vai beneficiar 15 mil pessoas na parte alta

Clínica da Família funciona no Village Campestre II e desde o final de janeiro já realizou cerca de mil atendimentos

Publicado: | Atualizado em 24/02/2024 11:38


Equipe da Cliníca da Família e prefeito JHC | © Itawi Albuquerque/ Secom Maceió
Equipe da Cliníca da Família e prefeito JHC | © Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

Os moradores do Village Campestre II, na Cidade Universitária, parte alta de Maceió, agora contam com uma nova unidade de saúde perto de casa. A Clínica da Família está em funcionamento desde o final de janeiro e já realizou cerca de mil atendimentos. O prefeito de Maceió, JHC, entregou a unidade nesta sexta-feira (23) e destacou que em sua gestão a saúde pública é prioridade.

“Quando lembro do período que assumi a Prefeitura, encontrei um desmonte, o serviço não existia, havia era faz de conta, isso por causa da má gestão, porque não tinha competência, profissionalismo. E nós fizemos diferente. Foi uma opção da minha gestão investir em saúde pública e por isso que dentro do orçamento da Prefeitura trabalhamos, conseguimos os recursos e materializamos projetos tão importantes como esse”, disse JHC.

O prefeito também relembrou como estava o prédio quando assumiu a gestão. Ele contou que tinha o desejo de transformar a realidade dos moradores.

“Aqui no Village eu tinha um desejo profundo de transformar essa realidade. Enquanto deputado tinha vindo aqui e conhecia os dramas e problemas de ter uma unidade de saúde completamente abandonada, tinha conversado com a população, conhecia os problemas e hoje estamos aqui entregando a unidade de saúde. E toda vez que falo de políticas públicas falo que tem que ter o pacto social, esse equipamento é um legado que nós deixamos”, ressaltou.

Pleito antigo – A obra foi um investimento de mais de R$ 375 mil e era um pleito antigo dos moradores do Village que precisavam ir para outras unidades em busca de atendimentos de saúde. É o que conta a moradora Josefa de Souza.

“Moro aqui há mais de 30 anos e essa é a primeira unidade de saúde daqui do Village. Antes ninguém sabia onde conseguir atendimento porque a demanda é grande. Nós só temos a agradecer em nome da comunidade”, disse a moradora.

O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, destacou que a entrega representa dignidade para as pessoas.

“Essa comunidade de fato merecia o acesso ao sistema único, então a população entra no SUS com um equipamento amplo, digno. Isso representa a dignidade, o acesso às pessoas ao sistema de saúde. Quero agradecer a todos que se empenharam para a realização dessa obra”, disse o secretário.

Atendimentos – A equipe profissional é composta por psicólogo, enfermeiro, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, farmacêutico, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e assistente administrativo.

A unidade irá atender os moradores do Village Campestre, da Cidade Universitária e bairros adjacentes. São ofertados serviços de clínica médica, consultas com nutricionista, psicólogo, pré-consultas, serviço especializado de farmácia (dispensação de medicamentos de baixa, média e alta complexidade, insumos e correlatos), consulta de enfermagem.

Além disso, terá pré-natal, testes rápido de sífilis, HIV, hepatite B e C, teste do pezinho, realização de citologia, vacinação, curativo, administração de medicamentos e retirada de pontos.

*Com Ascom Maceió

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Laura Lima relatou o ocorrido em seu perfil no Instagram | @ Reprodução
Maceió
Mãe de autista diz que filho foi impedido de brincar com o pai em espaço de brinquedos de shopping

Segundo Laura Lima, uma funcionária não entendeu a necessidade do seu filho de brincar com o pai para conseguir socializar e se divertir.



Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado — © Ascom Sudes
Maceió
Sem vagas em cemitério, Maceió tem 120 corpos acumulados no IML

Segundo a promotora de Justiça, Karla Padilha, a imensa maioria dos corpos são de indigentes


Barra de ferro atingiu ombro de mulher em Maceió | @ Reprodução
Maceió
Mulher é ferida após barra de ferro se soltar de um prédio em construção, em Maceió

Segundo informações, a vítima estava passando pela calçada no momento em que o objeto caiu sobre ela.


Navio-Veleiro Cisne Branco | @ Marinha do Brasil
Maceió
Navio-Veleiro ‘Cisne Branco’ está aberto à visitação no Porto de Maceió

As visitas podem ser feitas das 12h às 17h deste sábado (16), e das 10h às 17h deste domingo (17).