publicidade
publicidade
Maceió

Mulher consegue doador depois de ter quatro corações negados

O doador foi um homem de 31 anos, vítima de AVC, cuja família autorizou o procedimento

Publicado: | Atualizado em 23/01/2019 07:29


Transplante está sendo realizado na Santa Casa (Crédito: Santa Casa de Maceió)
Transplante está sendo realizado na Santa Casa (Crédito: Santa Casa de Maceió)

Maceió – A angústia e a espera da Ana Karolina Gama de Moraes Correia, de 29 anos – que é portadora de miocardiopatia periparto (doença autoimune adquirida durante o parto) – por um ‘novo coração’ chegou ao fim nesta quarta-feira (22). O órgão foi doado pela família de um homem de 31 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O transplante teve início na tarde de hoje e está sendo comandado pelo cirurgião cardíaco José Wanderley Neto. A previsão é que o procedimento dure cinco horas, e toda logística envolveu 80 pessoas, incluindo as equipes da Central de Transplante e da Santa Casa de Maceió.

“O transplante de coração envolve um profundo conhecimento técnico sobre o assunto, o comprometimento dos profissionais envolvidos e uma estrutura hospitalar à altura. Agora, sem o gesto da família em autorizar o procedimento simplesmente não existiria o transplante”, informou o cirurgião José Wanderley.

+  União dos Palmares gasta menos de R$ 129 ao ano na saúde por pessoa

O médico alertou ainda que metade das pessoas que estão na lista de espera acabam morrendo por falta de doador. O doador é capaz de salvar mais de vinte pessoas, podendo doar córneas, coração, fígado, pulmão, rim, pâncreas, ossos, vasos sanguíneos, pele, tendões e cartilagem. O doador em vida, por sua vez, deve ter mais de 21 anos e boas condições de saúde. A doação ocorre somente se o transplante não comprometer suas aptidões vitais.

A própria paciente que está sendo beneficiada agora com o transplante estava sobrevivendo graças a um equipamento de assistência mecânica circulatória. Com expectativa de vida apenas de um ano, ao longo dos últimos meses quatro doadores já haviam mostrado compatibilidade, mas as famílias não autorizaram o transplante.

*com informações da Santa Casa
veja também

JHC, prefeito de Maceió | © Assessoria
Maceió
Prefeito de Maceió, JHC, anuncia auxílio de até R$ 3 mil para famílias vítimas das enchentes

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do prefeito; além do novo auxílio, haverá a criação de mais mil vagas do Aluguel Social.


Protocolo foi instituído por iniciativa do Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis), antigo Cora, e da Rede Cegonha de Maceió | © Assessoria
Maceió
Saúde implanta Protocolo de Regulação de Leitos Neonatal em Maceió

Critérios visam reduzir a mortalidade infantil e auxiliar no fluxo de regulação dos recém-nascidos na capital.


Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió | © Assessoria
Maceió
Perdeu documentos no São João do Jaraguá? Eles podem estar no prédio da Semscs

Documentos encontrados, pela organização do evento, foram encaminhados para o prédio sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, em Jaraguá.


Polícia Científica | © Divulgação
Maceió
Homem é assassinado a tiros no bairro do Poço, em Maceió

Testemunhas informaram que a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas.


Vereador por Maceió, Leo Dias, durante visita de Jair Bolsonaro a Maceió | © Reprodução
Maceió
Leonardo Dias comemora visita de Bolsonaro a Alagoas

Em entrevista ao BR104, o parlamentar ressaltou a importância da entrega dos imóveis que vão beneficiar mais de 4 mil pessoas nesta remessa.