Maceió

Pinheiro: MP sugere cortar água e luz caso haja resistência de moradores das áreas de risco

O Ministério Público Estadual (MPE/AL) recomendou, nesta terça-feira (19), a retirada de moradores da área vermelha, no Pinheiro

Publicado: | Atualizado em 19/03/2019 15:43


O Ministério Público Estadual (MPE/AL) recomendou, nesta terça-feira (19), a retirada de moradores da área vermelha, no Pinheiro (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)
O Ministério Público Estadual (MPE/AL) recomendou, nesta terça-feira (19), a retirada de moradores da área vermelha, no Pinheiro (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)

Maceió – Durante uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (19), o Ministério Público Estadual (MPE/AL) solicitou que a Prefeitura de Maceió evacue todas as residências localizadas na área vermelha do Pinheiro, que sofrem há mais de um ano com rachaduras e fissuras nas ruas e casas do bairro.

À frente da reunião, o promotor José Antônio Malta Marques recomendou que a área também seja isolada para a circulação de veículos pesados, exceto os cadastrados previamente. A decisão foi tomada após uma reunião realizada nessa segunda-feira (18), na sede do MP, com a própria Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Em entrevista à imprensa, Marques disse que a situação fica ainda mais preocupante com a chegada da quadra chuvosa, que tem início no mês de abril. Ele adiantou que vai pedir que moradores das áreas amarelas e laranjas, classificadas como risco intermediário, sejam retirados durante esse período.

Durante uma vistoria no bairro, foi detectado que ainda há muitos moradores e empresas na região considerada com maior risco de acidentes geológicos, denominada de área vermelha.“O Ministério Público está preocupado, porque não estamos tratando de uma partida de futebol, mas sim lidando com vidas. Nossa preocupação é que elas sejam salvaguardadas”, salientou.

+ MP vai recomendar evacuação total da área vermelha, no Pinheiro

O promotor acrescentou ainda que existe a possibilidade de corte do fornecimento de energia elétrica, água e gás dos imóveis caso haja resistência por parte da população em deixar as residências. “É necessário que as pessoas se conscientizem de que é melhor desocupar a área”, disse.

A recomendação, foi encaminhada ao prefeito Rui Palmeira e ao coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, pelos promotores de justiça José Antônio Malta Marques, coordenador do Centro de Apoio Operacional do MPE/AL, Adriano Jorge Correia, do Núcleo de Perícias, Jorge Dórea, do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, Max Martins, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, e Jomar Amorim, da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

JHC, prefeito de Maceió | © reprodução
Maceió
Às vésperas da eleição, JHC quer empréstimo de R$ 400 milhões

A proposta foi entregue na Câmara Municipal com um pedido de tramitação em regime de urgência.



Laura Lima relatou o ocorrido em seu perfil no Instagram | @ Reprodução
Maceió
Mãe de autista diz que filho foi impedido de brincar com o pai em espaço de brinquedos de shopping

Segundo Laura Lima, uma funcionária não entendeu a necessidade do seu filho de brincar com o pai para conseguir socializar e se divertir.



Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado — © Ascom Sudes
Maceió
Sem vagas em cemitério, Maceió tem 120 corpos acumulados no IML

Segundo a promotora de Justiça, Karla Padilha, a imensa maioria dos corpos são de indigentes