publicidade
publicidade
Maceió

Moradores do Pinheiro receberão alerta de emergência por SMS; veja como se cadastrar

Sistema de Notificação de Alertas da Anatel auxilia Defesa Civil na orientação à população das áreas de risco

Publicado: | Atualizado em 26/01/2019 11:06


Para se cadastrar, basta enviar um SMS para 40199 com o número do CEP (Crédito: Dárcio Monteiro)
Para se cadastrar, basta enviar um SMS para 40199 com o número do CEP (Crédito: Dárcio Monteiro)

Maceió – Os moradores das áreas de risco do bairro do Pinheiro, em Maceió, devem receber notificações de alertas de emergência de desastres naturais na região via SMS. Gratuito, o Serviço de Notificação de Alertas de Desastres via SMS é uma ferramenta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que dispara mensagens da Defesa Civil Estadual para os celulares cadastrados.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar um SMS para o número 40199, colocando no corpo da mensagem o CEP da localidade, com ou sem hífen, da qual deseja receber informações. As mensagens são enviadas e recebidas mesmo se o celular estiver sem crédito e sem acesso à internet. “O serviço depende apenas do cadastramento do cidadão com interesse em receber os alertas de emergência”, reforça o gerente da Anatel em Alagoas, Douglas Aquino

O usuário receberá uma resposta também via SMS indicando se o cadastro foi realizado com sucesso. Em caso positivo, o cidadão receberá a seguinte mensagem: “Cadastro realizado com sucesso. O celular esta apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”.

Se o CEP não for informado corretamente (CEP inexistente, menos de 8 dígitos, mais de 8 dígitos, qualquer outro texto, etc.), o celular não será cadastrado e receberá a mensagem a seguir: “Cadastro não realizado. Formato invalido do CEP. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espaços ou hifens”.

+ Pinheiro: Braskem afirma que situação do bairro não há relação com mineração

As mensagens são enviados pela própria Defesa Civil Estadual, com alertas e orientações para a população que esteja em localidades de risco. O objetivo da ferramenta da Anatel é auxiliar os órgãos de Defesa Civil na prevenção e minimização dos impactos causados por desastres naturais.

“É muito importante que a população se cadastre, pois essa é mais uma forma de receber as informações e alertas oficiais sobre a situação do bairro, evitando a desinformação e o pânico causado por boatos em redes sociais, por exemplo”, afirma o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Melo.

O coordenador explica que a Anatel e a Defesa Civil vão trabalhar na reativação do envio de mensagens a partir da próxima segunda-feira (28), mas que a população já pode se cadastrar. “O cadastramento está funcionando e, quando necessário, enviaremos mensagens com alertas e orientações à população”, completa Moisés Melo. A ferramenta será incluída no Plano de Contingência de Proteção para o bairro do Pinheiro.

*com informações de assessoria
veja também

JHC, prefeito de Maceió | © Assessoria
Maceió
Prefeito de Maceió, JHC, anuncia auxílio de até R$ 3 mil para famílias vítimas das enchentes

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do prefeito; além do novo auxílio, haverá a criação de mais mil vagas do Aluguel Social.


Protocolo foi instituído por iniciativa do Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis), antigo Cora, e da Rede Cegonha de Maceió | © Assessoria
Maceió
Saúde implanta Protocolo de Regulação de Leitos Neonatal em Maceió

Critérios visam reduzir a mortalidade infantil e auxiliar no fluxo de regulação dos recém-nascidos na capital.


Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió | © Assessoria
Maceió
Perdeu documentos no São João do Jaraguá? Eles podem estar no prédio da Semscs

Documentos encontrados, pela organização do evento, foram encaminhados para o prédio sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, em Jaraguá.


Polícia Científica | © Divulgação
Maceió
Homem é assassinado a tiros no bairro do Poço, em Maceió

Testemunhas informaram que a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas.


Vereador por Maceió, Leo Dias, durante visita de Jair Bolsonaro a Maceió | © Reprodução
Maceió
Leonardo Dias comemora visita de Bolsonaro a Alagoas

Em entrevista ao BR104, o parlamentar ressaltou a importância da entrega dos imóveis que vão beneficiar mais de 4 mil pessoas nesta remessa.