Maceió sediará fórum de prevenção e posvenção do suicído

O evento, que é uma realização do Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio, acontecerá na próxima quarta-feira (22), no auditório do Senai, no Poço.

1º Fórum Alagoano Permanente de Prevençao ao Suicídio | © Carla Cleto

1º Fórum Alagoano Permanente de Prevençao ao Suicídio | © Carla Cleto

As estatísticas sobre o suicídio, uma das prioridades globais de saúde pública, são alarmantes e a maioria dos casos poderia ser evitada. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que, no mundo, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos, e a cada 45 minutos, no Brasil.

E foi pensando nisso que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Supervisão de Atenção Psicossocial (Suap), promove o Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção e posvenção (assistência de saúde mental aos sobreviventes impactados) ao suicídio.

Neste ano, a iniciativa conta com um fórum, cujo tema será “Valorização da Vida: fatores protetivos na prevenção do suicídio”. O evento, que é uma realização do Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio, acontecerá na próxima quarta-feira (22/9), no auditório do Senai, no Poço.

O Comitê foi criado em 2018 e é formado por entidades da sociedade civil, como o Instituto Raízes de Áfricas, Conselho Estadual de Saúde, Ministério Público, ONG Cavida – Centro de Amor à Vida, CVV – Centro de Valorização da Vida, representantes de entes federais como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Estado e municípios, dentre eles Maceió e Arapiraca.

Uma das metas do Comitê, com o evento, é discutir a política da saúde integral com foco na saúde mental, como também elaborar, coordenar e acompanhar a implementação de políticas públicas para a valorização da vida e prevenção ao suicídio.

A ação conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), das secretarias de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e da Comunicação (Secom), e da deputada Jó Pereira.

*Com informações da Assessoria