publicidade
publicidade
Maceió

Maceió sediará fórum de prevenção e posvenção do suicído

O evento, que é uma realização do Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio, acontecerá na próxima quarta-feira (22), no auditório do Senai, no Poço.

Publicado: | Atualizado em 23/09/2021 15:17


1º Fórum Alagoano Permanente de Prevençao ao Suicídio | © Carla Cleto
1º Fórum Alagoano Permanente de Prevençao ao Suicídio | © Carla Cleto

As estatísticas sobre o suicídio, uma das prioridades globais de saúde pública, são alarmantes e a maioria dos casos poderia ser evitada. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que, no mundo, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos, e a cada 45 minutos, no Brasil.

E foi pensando nisso que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Supervisão de Atenção Psicossocial (Suap), promove o Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção e posvenção (assistência de saúde mental aos sobreviventes impactados) ao suicídio.

Neste ano, a iniciativa conta com um fórum, cujo tema será “Valorização da Vida: fatores protetivos na prevenção do suicídio”. O evento, que é uma realização do Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio, acontecerá na próxima quarta-feira (22/9), no auditório do Senai, no Poço.

O Comitê foi criado em 2018 e é formado por entidades da sociedade civil, como o Instituto Raízes de Áfricas, Conselho Estadual de Saúde, Ministério Público, ONG Cavida – Centro de Amor à Vida, CVV – Centro de Valorização da Vida, representantes de entes federais como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Estado e municípios, dentre eles Maceió e Arapiraca.

Uma das metas do Comitê, com o evento, é discutir a política da saúde integral com foco na saúde mental, como também elaborar, coordenar e acompanhar a implementação de políticas públicas para a valorização da vida e prevenção ao suicídio.

A ação conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), das secretarias de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e da Comunicação (Secom), e da deputada Jó Pereira.

*Com informações da Assessoria
veja também

Ana Júlia e o prefeito de Maceió JHC – © Assessoria
Maceió
JHC discute parceria com estudante do SESI finalista do Nobel da Educação

A estudante maceioense é uma das 50 finalistas do Global Student Prize (Nobel da Educação) para estudantes.


A cabine do caminhão ficou completamente destruída no acidente | © CBM
Maceió
Duas pessoas ficam feridas em tombamento de caminhão na AL-105, em Maceió

O acidente aconteceu na Cachoeira do Meirim, no Benedito Bentes. Os dois feridos foram encaminhados ao HGE.


O perfil já esta disponível para acesso – © Assessoria
Maceió
Em Maceió, SMTT cria perfil em rede social para se aproximar ainda mais da população

O perfil vai deixar o órgão mais perto da população, facilitando a comunicação sobre possíveis mudanças no trânsito da capital.


Operários durante execução de obras – © Assessoria
Maceió
Avenida em Maceió é interditada no período noturno para execução de obras

As intervenções estão ocorrendo para melhorar o sistema da região. O trânsito passou a ser modificado às 21h desta sexta-feira (8).


Por conta da confusão, a via coberta de frutas e verduras | © Cortesia
Maceió
Homem que foi linchado após confusão no Centro de Maceió morre no HGE

Ben Donson, que era motorista de aplicativo, foi cercado por feirantes na rua das Árvores, retirado à força do automóvel e agredido.