Chuvas em Alagoas

Maceió registra terceiro maior acumulado de chuvas do Brasil em 24 horas

A cidade com o maior volume de precipitação foi Codajás, localizada no estado do Amazonas, onde foram registrados 48,8 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.

Publicado:


Ruas alagadas em bairros de Maceió | Foto: Pedro Ferro/TV Gazeta
Ruas alagadas em bairros de Maceió | Foto: Pedro Ferro/TV Gazeta

Maceió enfrentou intensas chuvas nas últimas 24 horas, resultando no terceiro maior acumulado de chuvas do Brasil nesse período. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre às 9h de segunda-feira (5/6) e às 9h desta terça-feira (6/6), foram registrados 29,4 milímetros de chuva na cidade.

Embora Maceió tenha sofrido com as chuvas, a cidade com o maior volume de precipitação foi Codajás, localizada no estado do Amazonas, onde foram registrados 48,8 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.

Diante das condições climáticas adversas, o Inmet emitiu dois alertas de chuvas para a maioria das cidades alagoanas. Os alertas amarelo e laranja estão em vigor desde terça-feira (6/6) e continuarão até às 10h desta quarta-feira (7/6).

O alerta amarelo, que indica perigo potencial, foi direcionado a 61 municípios, onde são esperados volumes de chuva entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia. Nessas áreas, existe um baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Já o aviso laranja, de severidade maior, foi emitido para 58 cidades, onde são esperados volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h, podendo alcançar até 100 mm/dia. Nessas regiões, há risco elevado de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, principalmente em áreas de risco.

Diante da situação, o Inmet recomenda que a população evite sair durante o mau tempo e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de emergência, os cidadãos devem entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SPDEN/Semarh-AL) está monitorando as condições meteorológicas atuais e os modelos de previsão do tempo.

A previsão indica a possibilidade de ocorrência de chuvas nas regiões do Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco, com intensidade fraca a moderada, persistindo até esta quarta-feira (7).

De acordo com o aviso emitido, a atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, combinada com distúrbios no escoamento de leste próximo à superfície, favorece a formação de áreas de instabilidade, especialmente entre o litoral de Pernambuco e Alagoas.

Esse padrão atmosférico pode resultar em chuvas mais persistentes nas próximas 48 horas. É recomendada especial atenção para as áreas do Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, e o Baixo São Francisco de Alagoas.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas na capital neste final de semana
Chuvas em Alagoas
Governo Federal reconhece situação crítica em três novas cidades de Alagoas

As cidades de Jequiá da Praia, Porto Calvo e Santa Luzia do Norte foram castigadas por fortes chuvas, resultando em danos materiais e impactos na vida da população local.


Rio Mundaú – Foto: Izael Nascimento
Alagoas
Governo de Alagoas repassa R$ 1,2 milhão para municípios afetados pelas chuvas em Alagoas

O repasse foi anunciado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), União dos Palmares esta entre os municípios beneficiados neste primeiro momento.


Polícia Rodoviária Federal | © Foto: Reprodução/Redes Sociais
Alagoas
Atualização: PRF atualiza lista de trechos interditados em BRs de Alagoas

Os locais afetados estão localizados nas BRs 101, 316 e 416.


Primeira-dama, Renata Freitas, representante da Defesa Civil Nacional, André Martins e prefeito de Branquinha Neno Freitas – Foto: Ascom/Prefeitura de Branquinha
Branquinha
Enchente: Prefeito de Branquinha vistoria áreas afetadas com Defesa Civil Nacional

O gestor também apresentou as prioridades como a recuperação da Ponte sobre o Rio Mundaú e as obras de contenção para a barreira da Rua Prado Omena.


Prefeito de Murici, Olavo Neto – Foto: Ascom/PMM
Chuvas em Alagoas
Olavo Neto recebe comitiva com governador e ministros para avaliar os impactos da enchente em Murici

A comitiva sobrevoou as regiões da parte baixa de Murici e fez uma visita em solo aos locais afetados pelas águas do Rio Mundaú.