Maceió

Guarda Municipal ganha valorização em Maceió

Os agentes de segurança vivem um novo tempo de valorização na atual gestão do prefeito JHC.

Publicado:


Guarda Municipal de Maceió | © Assessoria
Guarda Municipal de Maceió | © Assessoria

Integrante do Sistema Único de Segurança Pública, a Guarda Municipal de Maceió (GMM) tem desempenhado um papel fundamental, trazendo mais tranquilidade e sossego para a população da capital alagoana. Nesse 10 de outubro, Dia Nacional da Guarda Municipal, os agentes de segurança vivem um novo tempo de valorização na atual gestão do prefeito JHC, e do secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Carlos Guido, seja nos patrulhamentos preventivos nas ruas da cidade, ou fazendo a segurança dos prédios públicos municipais.

Foram 14 viaturas novas adquiridas, por meio da Semscs, renovando todos os veículos da GMM, e incluindo mais duas viaturas à frota da instituição municipal de segurança pública. Os guardas municipais também receberam novos equipamentos de proteção individual, como os equipamentos de CDC, sprays de pimentas, novos coletes e braçadeiras.

O secretário titular da Semscs, Carlos Guido, lembrou das 19 capacitações oferecidas pela Secretaria aos agentes de segurança, o que proporcionou que 56 guardas municipais obtivessem o porte funcional de arma de fogo, depois de concluírem a instrução de armamento e tiro, e terem tido a aprovação da Polícia Federal.

“A Guarda Municipal de Maceió tem sido exemplo para o resto do estado de Alagoas, tendo os seus servidores valorizados e capacitados. Agora temos mais 56 guardas podendo portar uma arma de fogo, o que aumenta a sensação de segurança do povo maceioense, e também garante mais proteção aos servidores durante o exercício diário da profissão no combate ao crime”, afirmou o secretário.

Para o Inspetor Geral da GMM, Jamerson Oliveira, a Guarda Municipal de Maceió vive um novo momento com a atual gestão do prefeito JHC, com servidores e a instituição mais valorizados.

“Vivemos um momento feliz na GMM! A gestão do prefeito JHC fez reacender nos nossos guardas a motivação que estava perdida há muito tempo. Agora temos viaturas novas, mais agentes com o porte de arma, além dos diversos cursos de alto nível que estão sendo promovidos. É motivo de orgulho estar no comando nesse novo momento da Guarda Municipal de Maceió e saber que estamos levando um serviço e uma segurança cada vez melhor para o povo de Maceió”, afirmou o Inspetor Geral da GMM.

Guarda Municipal de Maceió | © Assessoria

Guarda Municipal de Maceió | © Assessoria

A Guarda Municipal em Maceió – A Guarda Municipal de Maceió foi criada em 1988, e hoje possui cerca de 675 agentes. Com o lema Preventiva, Protetora e Social em Defesa da Comunidade, os guardas municipais consideram a GMM como uma grande família, mas para Klésia Araújo, guarda há 26 anos, a Guarda Municipal de Maceió é, literalmente, a família dela.

“Minha mãe, Livramento, foi sub-inspetora da GMM, meu irmão, Jurandi Araújo, e esposo, José Arnaldo Dué, também são guardas municipais, então considero essa instituição a minha segunda casa e minha família. Tenho muito orgulho de fazer parte da Guarda Municipal de Maceió foi aqui que consegui me identificar como pessoa, como cidadã, e aqui é o local que representa o meu modo de vida, seja o físico, o mental e o financeiro. Cada dia que passa busco me capacitar, aprimorar os conhecimentos para melhor atender a sociedade”, contou a integrante do Grupamento de Apoio e Ação Operacional (GAAO) da GMM.

Klésia Araújo tem a Guarda Municipal de Maceió | © Assessoria

Klésia Araújo tem a Guarda Municipal de Maceió | © Assessoria

Além do GAAO, os agentes de segurança municipal estão espalhados nos grupamentos da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), da Bike Patrulha, do Grupamento de Atenção à População em situação de Rua (GPOP), do Grupamento de Apoio à SMTT (GAS), e guardas municipais que compõem o Centro de Operações e Inteligência (COI) da Semscs, desempenhando o trabalho ostensivo com rondas em todos bairros da capital.

A Guarda Municipal também está presente para garantir a segurança dos prédios públicos de Maceió, como na sede da Prefeitura, na Câmara de Vereadores, nas secretarias municipais, nos postos de saúde e nas escolas da capital.

Capacitações – Para dar ainda mais qualidade aos serviços prestados pela GMM, a Semscs promoveu 19 cursos e treinamentos para os agentes de segurança. Além das duas Instruções de Armamento e Tiro, que garantiu o porte funcional de arma de fogo para 56 guardas municipais.

O curso de Aperfeiçoamento da Guarda Municipal e a capacitação ao Enfrentamento da Violência Contra Mulher, Crianças e Adolescentes, esse último treinamento fez parte do programa Salve Mulher, o que garantiu a participação de guardas municipais como integrantes da Casa da Mulher Alagoana. “O novo momento vivido na Guarda Municipal de Maceió é visto com bons olhos pela tropa, a área da segurança pública é muito dinâmica e as mudanças que estão sendo feitas trazem ainda mais eficiência ao nosso serviço”, relatou Silvio Domingos, que está há 25 anos na GMM, e é integrante do GAAO.

“Tenho muito orgulho em vestir essa farda azul-marinho, tentando sempre entregar um serviço que seja mais humanizado e próximo do cidadão, que é o bem mais valioso para nós. Por isso é importante estarmos sempre capacitados para entregar o melhor durante as rondas que fazemos diariamente por todos os bairros de Maceió, atendendo as reivindicações do povo maceioense”, disse o guarda municipal.

O guarda municipal Silvio Domingos está há 25 anos da GMM | © Assessoria

O guarda municipal Silvio Domingos está há 25 anos da GMM | © Assessoria

*Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

JHC, prefeito de Maceió | © reprodução
Maceió
Às vésperas da eleição, JHC quer empréstimo de R$ 400 milhões

A proposta foi entregue na Câmara Municipal com um pedido de tramitação em regime de urgência.



Laura Lima relatou o ocorrido em seu perfil no Instagram | @ Reprodução
Maceió
Mãe de autista diz que filho foi impedido de brincar com o pai em espaço de brinquedos de shopping

Segundo Laura Lima, uma funcionária não entendeu a necessidade do seu filho de brincar com o pai para conseguir socializar e se divertir.



Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado — © Ascom Sudes
Maceió
Sem vagas em cemitério, Maceió tem 120 corpos acumulados no IML

Segundo a promotora de Justiça, Karla Padilha, a imensa maioria dos corpos são de indigentes