publicidade
publicidade
Maceió

Bairro do Pinheiro terá reforço na segurança e instalação de base fixa da Defesa Civil

Renan Filho se reuniu com moradores do bairro e anunciou novas medidas, que incluem a criação de um site com as informações oficiais

Publicado: | Atualizado em 09/02/2019 09:11


Governador determina reforço na segurança e instalação de base da Defesa Civil no Pinheiro (Crédito: Márcio Ferreira)
Governador determina reforço na segurança e instalação de base da Defesa Civil no Pinheiro (Crédito: Márcio Ferreira)

Maceió – Em uma reunião, ocorrida na tarde dessa quinta-feira (07), no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió, o governador Renan Filho, garantiu aos moradores do bairro do Pinheiro que determinou a instalação de uma base fixa da Defesa Civil no Pinheiro e o reforço da Segurança Pública naquela localidade.

Durante a reunião, o chefe do Executivo estadual ouviu as reivindicações dos que residem na localidade afetada pela instabilidade do solo e rachaduras. A reunião foi realizada por meio da Comissão de Acompanhamento e Apoio à Situação do Pinheiro (Caspi), instituída através de decreto governamental no dia 24 de janeiro.

“Nesta primeira reunião, fiz questão de receber os moradores do bairro para que o Governo do Estado ouça as reivindicações, os anseios e aquilo que o cidadão espera que seja feito pelo Governo do Estado”, afirmou Renan Filho. Entre as medidas anunciadas está a criação de um site, através da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), que será lançado na próxima semana e concentrará todas as informações oficiais sobre a situação do bairro.

“Com a desocupação das residências, vamos fortalecer a segurança no bairro para evitar furtos e roubos”, informou. O governador garantiu, também, que vai expandir de dois para três o número de representantes da comunidade na Caspi e avaliar a participação de mais órgãos na estrutura da Comissão de Acompanhamento e Apoio à Situação do Pinheiro.

Presente à reunião, o morador Geraldo Vasconcelos, integrante do movimento SOS Pinheiro, afirmou que o encontro foi positivo. “Foi uma reunião muito objetiva e produtiva, em que o governador se comprometeu com diversos pontos colocados pelos moradores. Ele se posicionou de forma objetiva, nos dando muita segurança, especialmente nas questões pertinentes ao Estado”, declarou Vasconcelos.

O Governo do Estado acompanha de perto a situação do Pinheiro, atuando na busca de soluções e de forma preventiva, na salvaguarda da população. Nesse sentido, através da Defesa Civil Estadual, apresentou o Plano de Contingência de Proteção para o bairro, criou a Caspi e instituiu um Grupo de Trabalho (GT) formado por engenheiros e técnicos para inspecionar toda a superfície do bairro e propor medidas que possam conter a erosão, a exemplo da execução de obras de drenagem das águas pluviais.

Renan Filho tem cobrado do Governo Federal celeridade na conclusão dos estudos geológicos que devem apontar as causas da instabilidade do solo. Ele, inclusive, já esteve no Pinheiro, onde constatou os danos provocados pelo fenômeno geológico e conversou com os moradores. A visita aconteceu no dia 28 de janeiro e foi acompanhada por engenheiros e secretários estaduais.

+ Exclusivo: Moradores do Pinheiro, em Maceió, quebram o silêncio após visita do MP

Após a reunião desta quinta-feira, o chefe do Executivo anunciou que voltará ao bairro, a pedido dos moradores. O governador lembrou, ainda, que no próximo dia 16, está marcada a realização do simulado de desocupação do bairro. O treinamento estabelece o deslocamento dos moradores aos seis pontos de apoio designados para situações de emergência.

“Precisamos concluir o estudo técnico que apresentará o que está causando essas rachaduras e o aparecimento de buracos no Pinheiro. Somente a partir daí a gente pode, de maneira mais precisa, afirmar para a população o que está acontecendo. O fato é que quem mora na área vermelha precisa seguir as orientações da Defesa Civil para que não aconteça o desabamento de casas e vidas sejam perdidas”, ponderou. O deputado estadual Francisco Tenório participou da reunião.

*com Agência Alagoas
veja também

Central de Flagrantes | © Jonathan Lins
Maceió
Homem é preso por agredir e manter mulher em cárcere privado, em Maceió

Além de todo tormento, o homem também ameaçava a mulher de morte. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes em Maceió.


JHC, prefeito de Maceió | © Assessoria
Maceió
Prefeito de Maceió, JHC, anuncia auxílio de até R$ 3 mil para famílias vítimas das enchentes

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do prefeito; além do novo auxílio, haverá a criação de mais mil vagas do Aluguel Social.


Protocolo foi instituído por iniciativa do Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis), antigo Cora, e da Rede Cegonha de Maceió | © Assessoria
Maceió
Saúde implanta Protocolo de Regulação de Leitos Neonatal em Maceió

Critérios visam reduzir a mortalidade infantil e auxiliar no fluxo de regulação dos recém-nascidos na capital.


Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió | © Assessoria
Maceió
Perdeu documentos no São João do Jaraguá? Eles podem estar no prédio da Semscs

Documentos encontrados, pela organização do evento, foram encaminhados para o prédio sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, em Jaraguá.


Polícia Científica | © Divulgação
Maceió
Homem é assassinado a tiros no bairro do Poço, em Maceió

Testemunhas informaram que a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas.