Maceió

Gestão JHC mais do que dobrou número de LEDs em Maceió

Parte alta da cidade é alvo de grande parte dos investimentos e recebeu, no ano passado, mais de 9000 luminarias com a tecnologia

Publicado:


Avenida Muniz Falcão, no Barro Duro | © Jonathan Lins / Secom Maceió
Avenida Muniz Falcão, no Barro Duro | © Jonathan Lins / Secom Maceió

A atual gestão da prefeitura de Maceió mais do que dobrou o número de luminárias em LED instaladas na capital alagoana. Dos 30.893 equipamentos deste tipo presentes no Sistema de Iluminação Pública (SIP), 17.705 foram colocados durante a gestão JHC.

Os investimentos na iluminação em LED trazem ganhos diretos em segurança à população, que também é incentivada a ocupar os espaços públicos. Além disto, esta tecnologia é mais econômica, eficiente e sustentável.

Grandes corredores de transporte, conjuntos habitacionais e comunidades vulneráveis, principalmente as grotas de Maceió, estão entre os direcionamentos prioritários da gestão municipal para as políticas públicas de iluminação.

Muitos desses investimentos foram direcionados à parte alta da capital, que está de cara nova e, somente em 2023, recebeu mais de 9000 luminárias em LED. Em 32 grotas de Maceió, através do programa Brota na Grota, a Ilumina investiu mais de R$ 5 milhões para modernizar a rede de iluminação pública em locais de difícil acesso. Essas comunidades receberam mais de 1.800 luminárias em LED.

Corredores de transporte recebem todos os dias um grande fluxo populacional e viário e, por isso, tem recebido uma atenção especial da Prefeitura de Maceió.

As avenidas principais da Santa Lúcia, do Barro Duro, do Clima Bom, o acesso à Maceió, entre a Ufal e o Aeroporto, do Conjunto Graciliano Ramos, Novo Jardim, Jardim Royal e a recém inaugurada Avenida Marília Mendonça, ganharam iluminação em LED, beneficiando toda a cidade.

Também durante a gestão JHC, já haviam sido modernizadas a rede de IP da Avenida Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Rota do Mar. Isso só pra ficar na parte alta da capital.

“A ideia é chegarmos aos 100% LED até o final da gestão do prefeito JHC e promover uma verdadeira revolução na paisagem urbana de Maceió, garantindo segurança, lazer, oportunidades, melhorias na mobilidade urbana. Tudo isso através de uma iluminação pública de excelência para os maceioenses e visitantes”, detalha Camila Porciúncula, diretora-presidente da Ilumina Maceió.

Segundo a gestora, o ritmo de trabalho imposto pela atual gestão da Prefeitura para modernizar a rede de iluminação pública é algo nunca antes visto, e tem garantido benefícios incalculáveis à população.

“A parte alta de Maceió é outra. As pessoas se sentem seguras ao se deslocarem pelos seus bairros, para ir e vir de suas casas, para descer e subir as grotas. Crianças e idosos ocupam os espaços públicos e o comércio agora exibe suas vitrines com todo orgulho. É um ganho silencioso, mas que impacta diretamente a vida de todos nós”, assegura a titular da Ilumina.

*Com Ascom Maceió

Assuntos

JHCLEDsMaceió

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Suspeito de assassinar Ana Beatriz foi flagrado por câmeras de segurança | @ Reprodução
Maceió
Suspeito de matar adolescente em Maceió tem tatuagem de lágrima no rosto e está foragido

Ana Beatriz retornava de um jogo de futebol na companhia de amigas, quando foi brutalmente atingida por um tiro na cabeça. 


Mulher gripada | @ Imagem: Google
Maceió
Óbitos por Influenza triplicam em Alagoas entre janeiro e agosto de 2024

Neste ano, foram registradas 46 mortes e 224 casos da doença, enquanto no ano anterior, foram 15 mortes e 74 casos.


Câmeras de segurança flagraram o momento do atropelamento do animal | @ Reprodução
Maceió
Cachorro atropelado intencionalmente em Maceió será resgatado para adoção

O atropelamento aconteceu em maio de 2023, mas o vídeo do momento voltou a viralizar nos últimos dias.


Imagem ilustrativa de vítima de crime sexual | © Reprodução
Maceió
Funcionário de escola é preso por importunação sexual contra aluna de 14 anos em Maceió

O suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes, onde foi autuado por tentativa de estupro.


Mulher encontrada morta em Guaxuma | @ Reprodução
Maceió
Mulher encontrada morta em imóvel abandonado levou facadas no pescoço e no tórax

De acordo com informações repassadas à imprensa, a mulher aparentava ter entre 25 e 30 anos e tinha aproximadamente 1,60m.