publicidade
publicidade
Maceió

Duas unidades de saúde passam a atender casos de síndromes gripais por 24h em Maceió

A SMS reabriu a Unidade Básica de Saúde Jorge Duarte Quintella, no Graciliano Ramos, e a Aliomar Lins, no Benedito Bentes.

Publicado: | Atualizado em 21/01/2022 09:14


Unidade de Saúde Aliomar de Almeida Lins – © Assessoria
Unidade de Saúde Aliomar de Almeida Lins – © Assessoria

Diante do aumento do número de casos de síndromes gripais, a Prefeitura de Maceió ampliou para 24h o atendimento e os serviços de duas unidades de saúde da capital.

A Secretaria Municipal de Saúde reabriu a Unidade Básica de Saúde Jorge Duarte Quintella, no Graciliano Ramos, que passará a funcionar o dia todo com atendimento exclusivo a essas síndromes.

Já a Unidade Aliomar Lins, no Benedito Bentes, que atualmente funciona como o Corujão da Saúde, das 7h às 21h, agora também passa a funcionar 24h em uma ala específica para atendimento às síndromes gripais.

Desde dezembro, a unidade de Saúde Jorge Duarte, por exemplo, estava passando por reparos para retornar à Atenção Básica, depois de um ano e três meses em que funcionou com o atendimento exclusivo a essas síndromes.

A procura pelos serviços oferecidos na unidade diminuíram à medida em que a imunização da Covid-19 foi sendo estabilizada. Com isso, o atendimento de casos de síndromes gripais na unidade foi desativado em novembro de 2021.

No entanto, de acordo com a secretária de Saúde da capital alagoana, Célia Fernandes, agora a SMS decidiu reativar o atendimento a síndromes gripais na unidade.

– No entanto, como o aumento das síndromes gripais, agora no início de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu reativar o atendimento exclusivo às síndromes gripais nesta unidade, que já dispõe de estrutura e pessoal preparados para esta demanda – ressalta a secretária de Saúde.

Aliomar Lins – Benedito Bentes

Três tipos de atendimento:

– Das 7h às 17h – O atendimento é específico de Estratégia de Saúde da Família, ou seja, para aquela área cadastrada e coberta pela unidade de saúde.

– Das 17h às 21h – Corujão da Saúde (já estava funcionando) – Atendimento médico geral, sem especificar região de atendimento.

– Atendimento 24 horas – Apenas para síndromes gripais. Os profissionais farão triagem na entrada da unidade e haverá área específica para este tipo de atendimento.

Jorge Duarte Quintella – Graciliano Ramos

– A unidade foi a última “Sentinela” a encerrar o atendimento específico e voltará a funcionar atendendo exclusivamente às síndromes gripais.

 

*Com informações da Assessoria
veja também

Capacitação buscou capacitar para diagnóstico e manejo de casos | © Assessoria
Maceió
Saúde de Maceió capacita profissionais para o enfrentamento das arboviroses

Com o aumento dos casos de dengue, a saúde de Maceió fica em alerta e prepara os profissionais de saúde para o diagnóstico e atendimento de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.


JHC durante lançamento da programação ao São João 2022 | © Assessoria
Maceió
Confira programação completa do São João de Maceió

Programação foi divulgada em evento no Espaço Pierre Chalita, na noite desta quarta-feira (18), que reuniu o setor produtivo, a imprensa e artistas.


Francisco Sales | © Assessoria
Maceió
“Moradores estão sendo massacrados com o ilhamento social”, diz Francisco Sales

O parlamentar voltou a reforçar a necessidade de uma ação mais enérgica do Poder Judiciário e dos MPs.


Profissional da saúde de Maceió | © Assessoria
Maceió
Saúde alerta grupos prioritários a buscar vacinação contra Influenza e Sarampo

Baixa cobertura vacinal entre os grupos prioritários chama atenção de profissionais; campanha segue até o dia 3 de junho.


Vítima sendo atendida no local | © Ascom/CBM
Maceió
Desabamento de parede deixa homem de 52 anos ferido em Maceió

A vítima recebeu os primeiros atendimentos médicos no local, e em seguida foi encaminhada para o HGE, no Trapiche da Barra.