Covid-19: JHC mantém vacinação de adolescentes em Maceió

Em nota, a Prefeitura afirmou que a "decisão é baseada na recomendação da Anvisa, do Conass e da Conasems, e dos conselhos de saúde".

Prefeito JHC | Alysson Santos

Prefeito JHC | Alysson Santos

O prefeito de Maceió, JHC (PSB), decidiu manter a vacinação de adolescentes sem comorbidades mesmo após o Ministério da Saúde publicar, na noite da última quinta-feira (15/9), uma nota técnica mudando a regra e orientando a suspensão.

No documento, o MS alega seguir uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que a vacinação desse grupo seja feita somente naqueles que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Mesmo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizando o uso da vacina Cominarty (Pfizer/Biontech) em adolescentes, a nota do MS usa de forma equivocada uma orientação da OMS, que sugeriu que os países priorizassem a população de risco no atual momento da pandemia.

A Prefeitura de Maceió, por meio de uma nota, contraria a decisão do governo federal e afirma que “vai seguir a vacinação de TODOS os adolescentes entre 12 e 17 anos” e que a “decisão é baseada na recomendação da Anvisa, do Conass e da Conasems, e dos conselhos de saúde”.

Confira a nota na íntegra:

Nota

Vacinação de adolescentes

Maceió vai seguir a vacinação de TODOS os adolescentes entre 12 e 17 anos. A decisão é baseada em recomendação da Anvisa, do Conass e da Conasems, e dos conselhos de saúde. A vacina da Pfizer é a única autorizada para esse grupo. É a que usamos em Maceió. Ela é segura.

Até ontem, o Ministério da Saúde recomendava a vacinação. Hoje, mudou o entendimento. Contudo, a Anvisa o órgão que regulamenta as vacinas, reforçou a orientação para vacinar esse grupo. Também é a recomendação da Organização Mundial da Saúde, seguida em vários países.

Já vacinamos mais de 40 mil jovens entre 12 e 17 anos. Maceió lidera o ranking de capitais que vacinam mais rápido. Levamos esse trabalho a sério e seguiremos a vacinação sempre obedecendo a critérios técnicos.