publicidade
publicidade
Maceió

Covid-19: JHC mantém vacinação de adolescentes em Maceió

Em nota, a Prefeitura afirmou que a "decisão é baseada na recomendação da Anvisa, do Conass e da Conasems, e dos conselhos de saúde".

Publicado:


Prefeito JHC | © BR104
Prefeito JHC | © BR104

O prefeito de Maceió, JHC (PSB), decidiu manter a vacinação de adolescentes sem comorbidades mesmo após o Ministério da Saúde publicar, na noite da última quinta-feira (15/9), uma nota técnica mudando a regra e orientando a suspensão.

No documento, o MS alega seguir uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que a vacinação desse grupo seja feita somente naqueles que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Mesmo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizando o uso da vacina Cominarty (Pfizer/Biontech) em adolescentes, a nota do MS usa de forma equivocada uma orientação da OMS, que sugeriu que os países priorizassem a população de risco no atual momento da pandemia.

A Prefeitura de Maceió, por meio de uma nota, contraria a decisão do governo federal e afirma que “vai seguir a vacinação de TODOS os adolescentes entre 12 e 17 anos” e que a “decisão é baseada na recomendação da Anvisa, do Conass e da Conasems, e dos conselhos de saúde”.

Confira a nota na íntegra:

Nota

Vacinação de adolescentes

Maceió vai seguir a vacinação de TODOS os adolescentes entre 12 e 17 anos. A decisão é baseada em recomendação da Anvisa, do Conass e da Conasems, e dos conselhos de saúde. A vacina da Pfizer é a única autorizada para esse grupo. É a que usamos em Maceió. Ela é segura.

Até ontem, o Ministério da Saúde recomendava a vacinação. Hoje, mudou o entendimento. Contudo, a Anvisa o órgão que regulamenta as vacinas, reforçou a orientação para vacinar esse grupo. Também é a recomendação da Organização Mundial da Saúde, seguida em vários países.

Já vacinamos mais de 40 mil jovens entre 12 e 17 anos. Maceió lidera o ranking de capitais que vacinam mais rápido. Levamos esse trabalho a sério e seguiremos a vacinação sempre obedecendo a critérios técnicos.

veja também

Ana Júlia e o prefeito de Maceió JHC – © Assessoria
Maceió
JHC discute parceria com estudante do SESI finalista do Nobel da Educação

A estudante maceioense é uma das 50 finalistas do Global Student Prize (Nobel da Educação) para estudantes.


A cabine do caminhão ficou completamente destruída no acidente | © CBM
Maceió
Duas pessoas ficam feridas em tombamento de caminhão na AL-105, em Maceió

O acidente aconteceu na Cachoeira do Meirim, no Benedito Bentes. Os dois feridos foram encaminhados ao HGE.


O perfil já esta disponível para acesso – © Assessoria
Maceió
Em Maceió, SMTT cria perfil em rede social para se aproximar ainda mais da população

O perfil vai deixar o órgão mais perto da população, facilitando a comunicação sobre possíveis mudanças no trânsito da capital.


Operários durante execução de obras – © Assessoria
Maceió
Avenida em Maceió é interditada no período noturno para execução de obras

As intervenções estão ocorrendo para melhorar o sistema da região. O trânsito passou a ser modificado às 21h desta sexta-feira (8).


Por conta da confusão, a via coberta de frutas e verduras | © Cortesia
Maceió
Homem que foi linchado após confusão no Centro de Maceió morre no HGE

Ben Donson, que era motorista de aplicativo, foi cercado por feirantes na rua das Árvores, retirado à força do automóvel e agredido.