Bebê dorme nos braços de PM durante ocorrência de maus-tratos em Alagoas

O caso ocorreu no bairro Cidade Universitária, em Maceió. Quatro crianças e uma adolescente viviam em casa com um ambiente insalubre.

Publicado em: 07/05/21 às 10:16 | Atualizado em 08/05/2021 09:01
Por Gustavo Lopes | BR104


Durante ocorrência, uma das crianças foi acalmada e adormeceu nos braços de soldado — © PMAL
Durante ocorrência, uma das crianças foi acalmada e adormeceu nos braços de soldado — © PMAL

Guarnições do Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd) atenderam, na madrugada desta quinta-feira (06/05), uma ocorrência envolvendo maus-tratos contra quatro crianças e uma adolescente no Conjunto Village Campestre II, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

Inicialmente, os militares receberam a denúncia de violência doméstica. Ao chegarem no endereço indicado, encontraram dois gêmeos recém-nascidos, duas crianças de 1 e 6 anos e a adolescente de 14 anos em uma residência com um ambiente totalmente insalubre.

A mãe estava agressiva e apresentava sinais de que teria feito uso de entorpecentes e ingerido bebida alcóolica. Segundo o relato dos PM’s, o imóvel não tinha condições de higiene, pois tinha lixo pelo chão. Além disso, as crianças estavam expostas a várias situações de risco de acidentes, como garrafas quebradas e até uma fossa aberta no quintal.

Os relatos de vizinhos aos policiais dão conta de que os pais têm um histórico de consumo de drogas ilícitas e álcool. No momento em que as equipes chegaram, o pai não estava na residência. As crianças estavam assustadas e chorando bastante. A cena mexeu com os militares.

“[…] Tinham muitos objetos quebrados pela casa e a mãe estava extremamente alterada. Tivemos que acalmar as crianças primeiro para depois resolver a ocorrência da melhor forma. Contamos com o apoio da Fox Roma, comandada pelo sargento Hailton e junto o Conselho Tutelar, conseguimos colocar as crianças em segurança”, contou o cabo Carlos Eduardo, que comandava a equipe que foi acionada para o caso.

O Conselho Tutelar da Região 08 foi acionado e deu o devido encaminhamento à situação. Posteriormente, as crianças foram deixadas aos cuidados de familiares, que assinaram um termo de responsabilidade junto ao Conselho. A mãe foi encaminhada à Central de Flagrantes 01, e após depoimento, foi liberada.

“Me senti mais no papel de pai, do que de militar”

Durante a ocorrência, uma foto em que uma das crianças aparece adormecida no colo do soldado J. Lima, lotado no Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), viralizou nas redes sociais. O registro foi do sargento Hailton, comandante da equipe que prestou apoio.

J. Lima conta que, na rotina de policiamento, em muitas dessas comunidades da parte alta, as guarnições, frequentemente, presenciam crianças em situação de vulnerabilidade, mas nenhuma se compara ao que eles vivenciaram na madrugada desta quinta. “Me senti mais no papel de pai, do que de militar”, resumiu.

O soldado que ingressou na Polícia Militar (PM) em 2016 e tem um filho de 3 anos, disse que, como pai, não poderia ser indiferente com uma cena tão desumana. E que ao pegar o bebê no colo, percebeu que ele apresentava sinais de febre e suava muito.

“Como pai, não pude ser indiferente com uma cena tão triste. O bebê apresentava sinais de febre, suava bastante. Tomei o menino nos braços e logo ele se apegou a mim. Segurou firme no meu colete e não largou mais. Ofereci água e ele tomou tudo. Ele se acalmou e dormiu em meus braços”, relatou J. Lima.


O que prejudica o país é fazer “rachadinha” e não filmes adultos, diz Alexandre Frota

O parlamentar também alfinetou a atriz Claudia Raia, afirmando que ela nunca esqueceu ele.

Há 18 horas atrás | Ronaldo Melo

Força tarefa inicia buscas em região onde idoso teria pedido água por duas vezes

O primeiro lugar visitado pela força tarefa, que tem como integrante o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, foi Camaratuba.

Há 19 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Trisal, sexo e brigas marcam a quarta temporada da série Elite

A produção espanhola é conhecida por possuir muitas cenas ousadas e quentes, e vem causando um bafafá entre os fãs brasileiros.

Há 19 horas atrás | Ronaldo Melo

“O compromisso de todos, hoje, é encontrar o idoso”, diz Alfredo Gaspar

Uma força-tarefa foi montada com diversos profissionais que ficarão envolvidos na busca e no resgate.

Há 20 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Após morte de jovem, família denuncia negligência de hospital em União

Parentes falam que a jovem estava com sinais de ataque cardíaco e não deveria ter recebido alta médica do hospital.

Há 20 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Como Sérgio Camargo afetou a Fundação Palmares

Sérgio Camargo é um representante 'averso' a muitas questões do movimento negro.

Há 20 horas atrás | Giovana Chavarria

Mundaú e União dos Palmares registram novas mortes por Covid-19

Outros 12 pacientes eram residentes no interior do estado, além de 6 vítimas que moravam na capital.

Há 21 horas atrás | Redação

Horóscopo deste sábado (19/06) para o seu signo

Veja os conselhos desse sábado para o seu signo.

Há 21 horas atrás | Ronaldo Melo

Alfredo Gaspar integra grupo de busca por idoso desaparecido em União

Secretário está se deslocando ao município, onde equipes da segurança pública do Estado estão a postos para darem início a uma grande força tarefa.

Há 21 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado (19)

As apostas podem ser feitas até às 19h em lotéricas ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 4,50.

Há 22 horas atrás | Redação