publicidade
publicidade
Maceió

Alagoas realiza campanha de recolhimento de pneus

Mobilização acontece de 3 a 7 de dezembro e tem como foco 7 cidades

Publicado: | Atualizado em 14/12/2018 06:53


Mobilização acontece de 3 a 7 de dezembro e tem como foco 7 cidades (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)
Mobilização acontece de 3 a 7 de dezembro e tem como foco 7 cidades (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)

Alagoas – A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), em parceria com a coordenadoria estadual de Defesa Civil, está colocando em prática a quarta edição da campanha de coleta de pneus velhos nos municípios alagoanos.

A mobilização que começa nesta segunda-feira (3), se estende até o próximo dia 7 de dezembro e tem como foco as cidades de Pilar, Rio Largo, Marechal Deodoro, Satuba, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Maceió. Seguindo um cronograma desenvolvido pela secretaria, as prefeituras dessas localidades devem designar os locais para os quais a população possa levar esses pneus para serem recolhidos.

A partir da coleta, as cidades irão destinar os pneus para um local específico nas Centrais de Tratamento de Resíduos de Pilar (CTR de Pilar), do Agreste (CTR do Agreste), localizado no município de Craíbas; e Cigres, situado no município sertanejo de Olho D’Água das Flores.

+ Mototaxista fica ferido após carro colidir na traseira de moto em União dos Palmares

Já para o próximo dia 7, que é considerado o “Dia D” de recolhimento, uma passeata de conscientização deve sair  do estacionamento do Jaraguá, em frente a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o intuito de incentivar a coleta do material.

A Semarh, junto com a defesa civil estadual, estão firmando um acordo junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas para cessão de um caminhão com o objetivo de coletar os materiais nos municípios, onde a coleta será mais intensa.

Em Maceió, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Superintendência de Limpeza Urbana Municipal (Slum), os pneus coletados serão encaminhados para uma borracharia, localizada na Chã da Jaqueira. A campanha também deverá acontecer no interior do estado, onde as prefeituras das cidades deverão organizar as coletas.

Todos os pneus serão recolhidos pela empresa Reciclanip para destinação adequada dos resíduos. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, ao de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.

veja também

Central de Flagrantes | © Jonathan Lins
Maceió
Homem é preso por agredir e manter mulher em cárcere privado, em Maceió

Além de todo tormento, o homem também ameaçava a mulher de morte. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes em Maceió.


JHC, prefeito de Maceió | © Assessoria
Maceió
Prefeito de Maceió, JHC, anuncia auxílio de até R$ 3 mil para famílias vítimas das enchentes

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do prefeito; além do novo auxílio, haverá a criação de mais mil vagas do Aluguel Social.


Protocolo foi instituído por iniciativa do Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis), antigo Cora, e da Rede Cegonha de Maceió | © Assessoria
Maceió
Saúde implanta Protocolo de Regulação de Leitos Neonatal em Maceió

Critérios visam reduzir a mortalidade infantil e auxiliar no fluxo de regulação dos recém-nascidos na capital.


Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió | © Assessoria
Maceió
Perdeu documentos no São João do Jaraguá? Eles podem estar no prédio da Semscs

Documentos encontrados, pela organização do evento, foram encaminhados para o prédio sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, em Jaraguá.


Polícia Científica | © Divulgação
Maceió
Homem é assassinado a tiros no bairro do Poço, em Maceió

Testemunhas informaram que a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas.