Maceió

Alagoas realiza campanha de recolhimento de pneus

Mobilização acontece de 3 a 7 de dezembro e tem como foco 7 cidades

Publicado: | Atualizado em 14/12/2018 06:53


Mobilização acontece de 3 a 7 de dezembro e tem como foco 7 cidades (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)
Mobilização acontece de 3 a 7 de dezembro e tem como foco 7 cidades (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)

Alagoas – A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), em parceria com a coordenadoria estadual de Defesa Civil, está colocando em prática a quarta edição da campanha de coleta de pneus velhos nos municípios alagoanos.

A mobilização que começa nesta segunda-feira (3), se estende até o próximo dia 7 de dezembro e tem como foco as cidades de Pilar, Rio Largo, Marechal Deodoro, Satuba, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Maceió. Seguindo um cronograma desenvolvido pela secretaria, as prefeituras dessas localidades devem designar os locais para os quais a população possa levar esses pneus para serem recolhidos.

A partir da coleta, as cidades irão destinar os pneus para um local específico nas Centrais de Tratamento de Resíduos de Pilar (CTR de Pilar), do Agreste (CTR do Agreste), localizado no município de Craíbas; e Cigres, situado no município sertanejo de Olho D’Água das Flores.

+ Mototaxista fica ferido após carro colidir na traseira de moto em União dos Palmares

Já para o próximo dia 7, que é considerado o “Dia D” de recolhimento, uma passeata de conscientização deve sair  do estacionamento do Jaraguá, em frente a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o intuito de incentivar a coleta do material.

A Semarh, junto com a defesa civil estadual, estão firmando um acordo junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas para cessão de um caminhão com o objetivo de coletar os materiais nos municípios, onde a coleta será mais intensa.

Em Maceió, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Superintendência de Limpeza Urbana Municipal (Slum), os pneus coletados serão encaminhados para uma borracharia, localizada na Chã da Jaqueira. A campanha também deverá acontecer no interior do estado, onde as prefeituras das cidades deverão organizar as coletas.

Todos os pneus serão recolhidos pela empresa Reciclanip para destinação adequada dos resíduos. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, ao de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.


Comentários


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Mina 18 no Mutange | © Reprodução
Maceió
Afundamento de mina em Maceió volta a aumentar e chega a quase 2 metros

As últimas atualizações foram dadas pela Defesa Civil da capital na noite de quarta-feira (6/12).


Bairro do Bom Parto, em Maceió | © Ascom/Maceió
Maceió
Base no Bom Parto oferece serviços essenciais à população da região

A estrutura, que funcionará de segunda a sexta, das 8h às 20h, exceto em feriados.


Parque Municipal de Maceió
Maceió
Parque Municipal de Maceió é reaberto após liberação da Defesa Civil

O local tinha sido fechado há seis dias após o decreto de emergência na capital, devido ao risco de afundamento de solo no bairro do Mutange.


Mina 18, em Maceió | © IMA-AL
Maceió
Governo federal pagará auxílio a 6 mil pescadores e marisqueiras de Maceió

O anúncio do benefício foi feito durante o encontro entre o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, nesta terça-feira (5/12).


JHC, prefeito de Maceió | © reprodução
Maceió
JHC avalia pedir uma nova indenização à Braskem

O prefeito de Maceió esteve em Brasília em busca de recursos para amenizar a crise