R$ 300 mil: Justiça condena Sikêra Jr. sob acusação de transfobia

O apresentador atacou a modelo Viviany Beleboni e ainda mostrou uma imagem dela durante o programa que apresenta

Apresentador Sikêra Júnior — © Divulgação

Apresentador Sikêra Júnior — © Divulgação

O apresentador Sikêra Jr., do “Alerta Nacional”, da Rede Tv!, foi condenado a pagar R$300 mil a modelo transexual Viviany Beleboni, Ela ficou famosa por representar Jesus Cristo crucificado em uma encenação durante uma Parada do Orgulho LGBTQ+, em 2015.

Durante o programa, que é exibido ao vivo, o apresentador mostrou uma imagem da modelo ao falar sobre um crime cometido por um casal de lésbicas. Além disso, Sikêra afirmou “isto é um lixo, uma bosta, uma raça desgraçada”, em seu comentário.

Conforme a decisão, ficou determinado que o vídeo publicado no Youtube, onde o comunicador ataca a transexual, seja imediatamente retirado. Para o juiz, “ficou demonstrado que Sikêra se utilizou da transexualidade e da imagem da modelo para associá-la à prática de um crime”. A sentença ainda cabe recurso.

“O fato de a autora ser artista reconhecida não autoriza que possa ter sua imagem exposta sem autorização e ser chamada de ‘raça desgraçada’ em contexto de crítica à prática de um crime que com ela não tem qualquer relação”, diz a sentença.

Sikêra ofendeu modelo trans que interpretou Jesus em uma Parada do Orgulho LGBTQI+ no ano de 2015 — © Reprodução