OAB emite nota de repúdio a militar flagrado agredindo jovem no centro de União

O militar reformado foi filmado agredindo um jovem no centro de União dos Palmares, no fim da manhã desta quinta-feira (7)

Nota da OAB - @reprodução

Nota da OAB - @reprodução

A 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, emitiu uma nota em repúdio a um policial militar reformado, flagrado agredido fisicamente com socos e pontapés, um jovem, na manhã desta quinta-feira (7), no centro de União dos Palmares.

A nota diz que esse tipo de comportamento deve ser reprovado pela sociedade, e lembrou que esse tipo de episódio “tem marcado a escalada de autoritarismo e desrespeito às leis em nosso país.”

Leia na íntegra:

“A 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas vem a público repudiar o ato de agressão promovido por policial militar reformado contra um cidadão na cidade de União dos Palmares/AL ocorrida na manhã desta quinta-feira.
Comportamentos dessa natureza merecem total reprovação por parte da sociedade e mais do que nunca representam mais um grave episódio que tem marcado a escalada de autoritarismo e desrespeito às leis em nosso país.
Adotaremos as providências cabíveis ao caso e cobraremos das autoridades o rigor na apuração dos fatos que, por si só, falam dispensando testemunhas.

A diretoria.”

O BR104 conversou com o Dr. Alexandre Lima, presidente interino da 5a. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas – União dos Palmares.

– No âmbito local iremos oficiar ao 2º BPM e à Câmara de Vereadores solicitando uma noção de repúdio ao fato. Já encaminhei os vídeos para a presidência da Seccional Alagoas, para a coordenadoria das subseções e para a comissão de direitos humanos da OAB. – Concluiu o presidente.

Entenda o caso

O caso foi registrado em vídeo, e a confusão teria sido provocada pelo fato do rapaz ter chamado a atenção do militar, identificado como Elcio Sarmento, por este [o militar] estar sem máscara, desrespeitando o decreto municipal.

Irritado com a fala do rapaz que a todo instante lembrava que o militar deveria estar usando a máscara, Elcio Sarmento o agrediu numa avenida movimentada, cercado por testemunhas.