MP-AL vai investigar declarações de Kil sobre benefícios a Zé Alfredo

As declarações do prefeito reeleito, foram feitas durante a campanha eleitoral em mais de uma ocasião, e Areski contou com detalhes o que foi interpretado como "fraudes licitatórias"

Prefeito Areski Freitas - BR104

Prefeito Areski Freitas - BR104

A promotora Carmen Sylvia Nogueira Sarmento, titular da 2ª Promotoria de Justiça de União dos Palmares, enviou ofício ao Procurador Geral de Justiça do Estado de Alagoas, Márcio Roberto Tenório, solicitando o apoio do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, para, em uma atuação conjunta, “apurar as informações veiculadas em diversos canais de comunicação a respeito de declarações realizadas pelo atual prefeito de União dos Palmares, Areski Damara de Omena Freitas Júnior, durante um comício na zona rural da cidade.”

As declarações do prefeito reeleito, foram feitas durante a campanha eleitoral em mais de uma ocasião, e Areski contou com detalhes o que foi interpretado como “fraudes licitatórias” praticadas para beneficiar o ex-aliado político, que também disputou a Prefeitura, Zé Alfredo.

Nas palavras do próprio prefeito, seu vice obteve 100 contratos com a Prefeitura para atender sua “base política”, tudo sem licitação.

“Quando assumimos a prefeitura de União com aquela votação esmagadora, o vice-prefeito atual me procurou e disse: Kil estou com as minhas máquinas paradas. Você pode alugar as minhas máquinas para prefeitura? Eu disse: posso Zé, vamos alugar as suas máquinas e ele colocou na prefeitura seis máquinas. Com pouco tempo depois ele voltou, quando viu que estava fazendo o calçamento da Santa Fé, e disse: Kil eu agora estou vendendo lá no posto pedra, areia e cimento. Queria que você comprasse lá no posto. Eu disse: bora comprar Zé. Tudo isso para não brigar.”

O Procurador-Geral de Justiça em exercício, Valter José de Omena Acioly, deferiu o pedido da 2º Promotoria de Justiça, e autorizou a lavratura da portaria para que o Núcleo de Defesa do Patrimônio Público atue nessas investigações.

As informações foram publicadas no Diário Oficial do Ministério Público de Alagoas, edição Nº 34 de 27 de Novembro de 2020.

Areski Freitas contou detalhes sobre o rompimento com o vice, Zé Alfredo — © Reprodução