Pagamento do seguro-desemprego terá mudança em 2019

Os beneficiários deverão aderir uma conta na Caixa Econômica Federal para ter acesso ao benefício

Os beneficiários deverão aderir uma conta na Caixa Econômica Federal para ter acesso ao benefício (Crédito: Ilustração)

As regras para os trabalhadores receberem o seguro-desemprego sofrerá alteração até junho de 2019. A resolução foi divulgada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), publicada no Diário Oficial da União na manhã desta terça-feira (4).

Em nota, a determinação é de que o pagamento deve ocorrer em contas correntes ou contas simplificadas do trabalhador que tem o direito ao benefício.

+ Polícia prende acusada de ter planejado assassinato de PM em Marechal Deodoro

Hoje o trabalhador pode receber seus benefícios através de saques em lotéricas ou em qualquer terminal da Caixa Econômica Federal, mesmo que não tenha uma conta bancária, bastando apenas apresentar o Cartão do Cidadão para obter o benefício.

Na tentativa de desafogar os terminais da Caixa Econômica, essa medida faz com que o cidadão obtenha uma conta bancária, mesmo que ela seja simplificada, para poder sacar seu benefício.

Cerca de 5,3 milhões de beneficiários sacaram aproximadamente R$ 23,3 bilhões, referentes a parcelas do seguro-desemprego entre janeiro e outubro deste ano. Em 2017, foram pagos cerca de R$ 34 bilhões para um pouco mais de 6,5 milhões de pessoas, segundo dados estatísticos do Ministério do Trabalho.