Escritor alerta para risco de Sergio Camargo mudar nome da Palmares; “Acordem!”

Sergio Camargo pretende homenagear o engenheiro militar e monarquista André Rebouças e apagar memória de Zumbi dos Palmares

Franco Maciel e Sergio Camargo

Franco Maciel e Sergio Camargo

Ao longa das últimas semanas o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sergio Camargo, voltou a fazer duras críticas à memória de Zumbi dos Palmares.

Em um artigo publicado no site oficial da Fundação Cultural Palmares, Zumbi é retratado como gay, zorro afro-brasileiro e um mito criado por comunistas.

Já nesse fim de semana, Sergio Camargo afirmou que, se a lei lhe permitir, irá mudar o nome da Fundação Palmares, e pretende homenagear o engenheiro militar e monarquista André Rebouças.

Atento as recentes publicações de Camargo, Franco Maciel, escritor e autor de “A história da terra da liberdade – De Macacos a União dos Palmares’”, livro que conta a história da cidade que surgiu aos pés da Serra da Barriga e tem Zumbi como seu principal símbolo histórico, lamentou as últimas postagens do presidente da Fundação Palmares sobre Zumbi.

– Nos últimos dias, como alguns devem estar acompanhando, estamos lendo e assistindo um total desrespeito com a figura do herói nacional Zumbi dos Palmares, que trata-se, como todos os palmarinos sabem ou pelo menos deveriam saber, de um dos principais nomes da história de União dos Palmares. – Disse.

Para Franco, Sergio Camargo não conhece a historia de Zumbi;

– Esse desrespeito parte justamente de quem não deveria, o sr. Sérgio Camargo, atual presidente da Fundação Palmares, que mostra, através de suas falas, desconhecer a história de Zumbi, bem como tenta desconstruir todo o seu legado.

Preocupado com o que pode acontecer ao parque Memorial Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, o escritor faz um alerta;

– Além de criar teorias sobre a história do líder negro, o sr. Sérgio Camargo pretende mudar o nome da Fundação Palmares e se possível, inclusive, acabar com as comemorações do dia 20 de novembro, o que afetaria e muito o nosso município, pois, como todos sabem, aqui existe a Serra da Barriga, patrimônio histórico nacional (ou pelo menos ainda é) e local onde iniciou a formação do quilombo dos Palmares, além de ser União o palco principal da festa desta data tão importante.

Por fim, ele chama a atenção da Secretaria de Cultura do município de União dos Palmares, e questiona; Será que sabem do que está acontecendo?

– Enquanto boa parte do Brasil repudia esse desrespeito por parte do sr. Sérgio Camargo, a prefeitura de União dos Palmares e seu órgão de cultura se mantém em um silêncio sepulcral. Lamentável. Será que sabem do que está acontecendo? Se não, acordem. Precisamos acordar e lutar enquanto é tempo, caso contrário, esse vai ser mais um capítulo de nossa história que ficará somente no passado. – Concluiu.