Cristhenes Fabiane: Socióloga estreia coluna no BR104

As publicações mensais trarão reflexões e assuntos que fazem parte do cotidiano das pessoas, sob uma ótica de uma mulher cientista.

Cristhenes é mestra e doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais na UFCG — © Arquivo Pessoal

Cristhenes é mestra e doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais na UFCG — © Arquivo Pessoal

Alagoana, socióloga e feminista, Cristhenes Fabiane (@cristhenes.fabiane), estreou nesta sexta-feira (21/05) uma coluna no portal BR104, que trará postagens mensais, com reflexões e assuntos que fazem parte do cotidiano das pessoas, sob uma ótica de uma mulher cientista.

Cristhenes possui graduação em Ciências Sociais pela Ufal, é mestre e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais na UFCG. Os seus escritos e estudos se dedicam a compreensão das relações e fenômenos sociais, como a violência, gênero e política.

“Minha área de atuação é em política e políticas públicas, focada na questão de gênero. No meu mestrado, eu trabalhei a questão do empoderamento feminino a partir do Bolsa Família. Atualmente, no doutorado, eu abordo a questão do feminicídio e violência contra a mulher. Tudo isso com base numa crítica ao Estado e foco na participação da política coletiva”, ressaltou a colunista.

Intitulado “Ser mulher em tempos de pandemia“, a publicação de estreia aborda as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na pandemia, e como neste contexto, elas – principalmente negras e pobres – se tornaram um dos grupos mais vulneráveis a sofrer os impactos da Covid-19.

“Ao me debruçar sobre as questões de gênero e violência contra a mulher no contexto da pandemia, minhas reflexões são iluminadas através da ideologia feminista, que me ajuda a pensar em um projeto social e político que garanta o empoderamento e a autonomia das mulheres”, pontuou Cristhenes.