publicidade
publicidade
Geral

Com bandeira “verde”, energia elétrica deverá ficar mais barata em dezembro

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real do consumo da energia elétrica gerada no país

Publicado: | Atualizado em 03/12/2018 09:34


O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real do consumo da energia elétrica gerada no país (Crédito: Ilustração)
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real do consumo da energia elétrica gerada no país (Crédito: Ilustração)

Alagoas – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se pronunciou na manhã dessa sexta-feira (30), sobre a redução na bandeira tarifária da conta de energia elétrica no estado de Alagoas, ou seja, no mês de dezembro o custo deverá ser zero para os consumidores.

No mês de novembro, a bandeira amarela esteve em vigor, isso representa uma cobrança adicional de R$ 1 a cada 100 kwhh (quilowatts-hora) de consumo. De acordo com o órgão, mesmo com os reservatórios representando um nível baixo de água, o mês de dezembro terá redução no valor da tarifa.

+ Ação movida pelo MP pode tirar Rui Palmeira da Prefeitura

Apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é a de que a estação chuvosa continue promovendo elevação do nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas e a recuperação do fator de risco hidrológico (GSF), que impulsionam a tendência de queda no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD)“, explicou a agência.

Segundo a Aneel, o GSF e o PLD são as variáveis que determinam as cores da bandeira a serem acionadas. Mesmo assim, com a bandeira verde, o órgão destaca a importância de manter a consciência no desperdício de energia elétrica.

Sobre o Sistema de bandeiras

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

veja também

Drª Fátima Santiago | © Reprodução
Geral
Ginecologista e ex-vereadora Fátima Santiago é pré-candidata a deputada federal

A médica ginecologista atende em vários municípios do interior de Alagoas, inclusive em União dos Palmares e Branquinha.


Testemunhas de Jeová | © Reprodução
Geral
Congresso mundial online reunirá milhões de pessoas para falar sobre “paz”

O congresso mundial das Testemunhas de Jeová 2022, com o tema "Busque a Paz", vai dar a reposta para os desafios encontrados nos últimos dias.


Motorista tentando atropelar gari | © Reprodução
Geral
Motorista tenta atropelar garis após se envolver em acidente

O condutor do veículo Astra não se conteve e saiu do carro agredindo verbalmente os trabalhadores.


Ex-ator Cabeção ameaça pai de morte | © Reprodução
Geral
Em vídeo, ex-ator “Cabeção” ameaça pai de morte com um bastão

O vídeo foi removido das redes sociais do ator, mas chegou a viralizar nesta segunda-feira (6/06).


Dinheiro apreendido pela Polícia Civil | © Reprodução
Polícia
PC prende 6 pessoas acusadas de aplicar golpes no WhatsApp em Goiás

A polícia capturou um dos suspeitos em via pública apenas de cueca. Ele tentou fugir por uma das janelas da residência onde mora.