Black Friday: Procon alerta consumidores para possíveis fraudes

O evento anual, acontece nesta sexta-feira, 23 de novembro, e deve movimentar o principal comércio do estado

O evento anual, acontece nesta sexta-feira, 23 de novembro, e deve movimentar o principal comércio do estado (Crédito: Rovena Rosa)

Com a chegada do final do ano e com as campanhas promocionais batendo à porta, a procura pelos itens que aparecem com preços atrativos aumenta em ritmo acelerado. Afinal, todos querem aproveitar ao máximo as ofertas aparentemente imperdíveis dessa época do ano: a Black Friday.

O evento anual, acontece nesta sexta-feira, 23 de novembro, mas é bom ficar atento às ofertas, pois nem sempre as “promoções” são verdadeiras e acabam sendo na verdade, armadilhas aos consumidores. Em Alagoas, o Procon alerta para possíveis fraudes de preços em lojas dos principais centros comerciais do estado.

Para evitar que os clientes caiam nesses golpes, o órgão vem realizando uma série de pesquisas nos preços de 49 produtos, e numa comparação de valores, foram encontradas algumas variações.

Para Leandro Almeira, diretor do Procon em Alagoas, alguns lojistas acabam se aproveitando do período das promoções para subir os preços dos produtos e depois baixar no dia da promoção.

Nós percebemos nessas quatro semanas que o preço vinha tendo uma redução, no entanto na última semana ele aumentou um pouco e eu acredito que é justamente para que agora pratiquem algum tipo de desconto, que de certo modo é falso, aproveitando que é uma campanha publicitária apelativa de vendas para induzir os consumidores a realizar as compras, muitas vezes sem um desconto verdadeiro”, justificou o diretor.

Em todos os casos, a orientação do Procon é para que os consumidores façam uma pesquisa cautelosa antes de irem as compras e evitem agir apenas por impulso. Além disso, a orientação é que se for constatado algum tipo de fraude nos preços  dos produtos, seja comunicado imediatamente ao Procon.

*Com informações de Assessoria