Alagoas é o primeiro estado do nordeste a ganhar sistema de monitoramento de resíduos

De acordo com o gerente do IMA/AL, o sistema facilitará o monitoramento de transportes e destinos dos resíduos

Imagem / Reprodução - Internet

Alagoas – Alagoas é o primeiro Estado do Nordeste a aderir ao Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SGORS). A ferramenta tem o intuito de permitir que o Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), faça um monitoramento mais eficiente da geração, transporte e do destino final que os resíduos estão sendo depositados.

O sistema já é utilizado em outros estados do país como, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

+ ENCCEJA 2018: Apenas 36% obtiveram a certificação completa e já podem solicitar certificado

De acordo com Ermi Ferrari, gerente do licenciamento do IMA/AL, trata-se de uma grande conquista para a Política de Resíduos Sólidos no Estado. Com o sistema será possível monitorar tanto a geração como o destino final dos resíduos sólidos e rejeitos, garantindo o destino ambiental certo, Explicou.

Ermi ainda disse que entre os produtos que são gerados, irá disponibilizar um inventário e um mapa estadual dos resíduos, que também poderá ser desenhado por quantidade, geração, classe e outras informações.

A Secretária de Estado e Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarch), disse que os transportes e destinadores com atividade no estado, não poderão transportar nem receber resíduos sólidos e rejeitos fora do sistema, além de dar maior condição para o monitoramento.