publicidade
publicidade
Educação

ENCCEJA 2018: Apenas 36% obtiveram a certificação completa e já podem solicitar certificado

Resultados podem ser acessados desde segunda 12 pela internet

Publicado: | Atualizado em 15/12/2018 11:46


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), 2018 foi aplicado no dia 5 de agosto e teve 1.695.607 de inscritos. Dos inscritos para o Ensino Médio, 578.865 fizeram as provas e 36% obtiveram a certificação completa nas quatro áreas de conhecimento.

O número de participantes certificados é provavelmente superior porque o Encceja também permite a certificação do participante que obtém a declaração parcial de proficiência nas quatro áreas, em edições distintas do Encceja, ou que já tinham a declaração por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), responsável pela certificação até 2016.

No Encceja 2018, dos participantes que tentaram a certificação do Ensino Médio, 91% obteve a nota mínima em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 81,1 % em Ciências Humanas e suas Tecnologias; 67,3% em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e 59,6 % em Matemática e suas Tecnologias.

Saber os resultados

Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), referentes ao Ensino Médio, podem ser acessados pela Página do Participante, para tal o participante precisará informar o CPF e a Senha de acesso.

Quem obteve a nota mínima de 100 pontos em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação obteve nota 5 ou mais, deve se dirigir às Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, que escolheram durante a inscrição, para solicitar a certificação.

Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar as secretarias para solicitar a declaração parcial de proficiência. Com essa declaração, eles ficam liberados de fazer as provas da mesma área de conhecimento em futuras edições do Encceja. Ou, em caso de completarem as quatro áreas, podem solicitar o certificado.

Resultado para o ensino Fundamental

Os resultados do Ensino Fundamental serão liberados a partir de 10 de dezembro. As notas das outras três aplicações – Encceja Nacional PPL, Encceja Exterior e Encceja Exterior PPL –, bem como de quem participou da reaplicação, serão divulgadas posteriormente.

O que é o ENCCEJA?

Encceja – Criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada, o exame voltou a certificar o Ensino Médio em 2017. O Encceja é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.

Fonte: Inep

veja também

Universidade Federal de Alagoas | © Reprodução
Educação
Inscrições do SISU para UFAL se encerram nesta sexta (1)

Na última terça (28/6), a UFAL havia liberado mais de 2 mil vagas em 72 cursos de graduação presenciais.


Neto Cavalcante | © Alyson Santos
União dos Palmares
Vereador Netinho e Grupo Caravela ofertam mais de 20 cursos EAD em União

Serão ofertados mais de 20 cursos profissionalizantes para a população palmarina.


Cartão Escola 10 | © Thiago Ataíde
Educação
Veja quem recebe a última parcela do Cartão Escola 10 do mês de junho

O benefício foi criado como um incentivo aos estudantes alagoanos da rede pública estadual de Alagoas. Veja quem recebe.


Escola Jorge de Lima conquista 3º lugar | © Reprodução
Educação
Escola Jorge de Lima conquista 3º lugar no Concurso de Quadrilhas da Seduc

Em sua primeira participação no evento os alunos da escola obtiveram êxito com o tema "Fulô de Jorge", alcançando o 3º lugar do pódio.


Prefeitura de Maceió | © Assessoria
Maceió
Maceió: Escolas da rede municipal de ensino entram em recesso

Durante o período, demais servidores estarão realizando atividades nas unidades de ensino.