Bolsonaro veta a distribuição gratuita de absorventes e famosas desabafam na web

O projeto de lei previa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres pobres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade.

Apresentadora Rafa Brites © Reprodução/Instagram

Apresentadora Rafa Brites © Reprodução/Instagram

Após o veto do presidente Bolsonaro (sem partido) ao projeto de lei que previa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres pobres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade e estudantes de baixa renda de escolas públicas, algumas famosas expressaram indignação nas redes sociais.

A apresentadora Rafa Brites publicou um vídeo aos prantos no seu perfil do Instagram para falar sobre o assunto. “A gente não pode deixar vetar a lei de distribuição gratuita de absorventes. Isso é sério, é saúde pública! A gente precisa lutar por esse projeto de lei tão importante. Uma a cada quatro meninas já deixaram de ir para a escola porque não tem absorvente. Colocam miolo de pão, jornal, isso é sério, elas têm infecções. Fazia tempo que eu não saía do sério assim”, desabafou.

A também apresentadora Angélica compartilhou um post do tweet da deputada federal Tabata Amaral (PDT) nos seus stories do Instagram e escreveu “Não é possível”, além de acrescentar as hashtags “#pobrezamenstrual” e #livreparamenstruar”.

“Bolsonaro vetou o projeto de distribuição de absorventes! Com isso, ele mostra seu desprezo pela dignidade das mulheres vulneráveis e pela luta da sociedade contra a pobreza menstrual. Vamos derrubar o veto e mostrar que o Brasil é muito melhor que Bolsonaro!”, dizia a postagem da deputada compartilhada por Angélica.

Camilla Camargo também escreveu em suas redes sociais: “Mais um desserviço à população carente. Você não sabe o que é ficar menstruada e ter que usar papel porque não tem dinheiro para absorvente. Faltar na escola porque tem medo de manchar a roupa na frente dos outros por não ter um absorvente. Graças a Deus não passei por isso, mas conheço quem passou e é triste. Não sei que dizer para você (Bolsonaro), péssimo”, disse ela.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) postou um tweet para mostrar sua indignação e repulsa: “Escandaloso! Bolsonaro acaba de vetar a distribuição gratuita de absorventes em escolas, presídios e para pessoas em situação de rua. A pobreza menstrual é uma dura realidade para milhares de pessoas no país. Daremos toda a batalha para que esse veto seja barrado na Câmara”, publicou.

Veja abaixo o vídeo da apresentadora Rafa Brites: